O PRINCÍPIO

Gênesis 1:1

No princípio criou Deus o céu e a terra. Gênesis 1:1

A mente humana é um campo fértil para a imaginação, sobretudo, concernente a criação. Nestes aspectos, dentre as vastas culturas no mundo encontramos relatos antigos sobre a criação do mundo, oriundos dos mitos da criação, como os mitos egípcios, gregos entre outros.

Todavia, cabe ressaltarmos que mitos são narrativas ou fábulas dentro deste contexto que contam as histórias dos deuses pagãos que não passam de uma utopia e está ligado diretamente as culturas politeístas que acreditam em um panteão de deuses. Diferentemente da Escritura Sagrada, que tem como fundamento a verdade e que aponta para existência de um único Deus vivo e santo, tendo como seu representante legal inicialmente a nação de Israel a qual revelou sua vontade e posteriormente a toda a cristandade.

Aqui cabe, fazermos algumas perguntas, como: quando começou o princípio da narrativa bíblica? Como Deus criou os céus e a terra?

Vamos partir do pressuposto, antes da criação do céu e da terra, não existisse ainda nada, isso mesmo, nada como a conhecemos e talvez isso seja de difícil compreensão, pois, humanamente falando precisamos de matéria prima para criar alguma coisa, como explicava para minha família em nossa devocional, usando o exemplo da produção de geladinhos feito pela minha esposa, pois, para produzir o geladinho é preciso poupas de frutas, açúcar, leite liquido, leite condensado, leite moça, água, saquinhos para embalagem etc.

Como entender como e quando foi o princípio e como foram criados o céu e a terra pelo criador? Primeiramente este conhecimento só se obtém pela Escritura mediante a fé (Hb 11:3) e seu princípio encontra-se fora do limite do nosso tempo (cromos) que é marcado nos calendários e nos relógios e acha-se dentro do tempo de Deus (kairós), por isso, o princípio divino da criação encontra-se fora do calendário e do relógio humano, ou seja, não se limita a ação humana, mas única e exclusiva de Deus.

Nestes aspectos, a vida como a conhecemos teve seu princípio com as palavras hebraica “Bereshit Bara Elohim”. Onde estão registradas no livro de Gênesis 1:1, transliterado para a língua portuguesa, ou seja, traduzida “No princípio criou Deus”. O verbo hebraico “bara” nos explica como Deus criou os céus e a terra; do nado, sem nenhuma matéria prima, apenas pela sua soberana vontade e força do seu poder e aqui estão incluídos todo o universo com suas bilhões de galáxias e suas quintilhões de estrelas entre outros bilhões e bilhões de corpos celestes.

Por fim, este é o Deus todo-poderoso que reivindica que há apenas um único Deus, que criou os céus e a terra e todo o seu exército que nela há, que não precisa de nada para fazer as coisas e a vida existirem como a conhecemos. Glória a Deus em Cristo!


Descubra mais sobre Nilson Sergio Lima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

O princípio