O AMOR PERMANECE PARA SEMPRE 100% ETERNO
🌐 I Coríntios 13:8-13 📖
O AMOR PERMANECE PARA SEMPRE 100% ETERNO
🌐 I Coríntios 13:8-13 📖
O amor permanece para sempre é uma verdade eterna na Escritura. Contudo, aprendemos nos versículos 1-3 sobre excelência do amor. Bem como, ao dom de línguas, dom de profecia, conhecimento e fé. Logo, de qualquer ato de auto sacrifício por autopromoção e autoglorificação. Ao mesmo tempo, nos versículos 4-7 conhecemos as características do amor. Aliás, paciência, não desonra aos outros, não tem prazer com o mal, mas, com a justiça, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Por outro lado, nos versículos 8-13 o apóstolo Paulo enfatiza “o amor permanece para sempre”. Todavia, de qual amor o apóstolo Paulo se refere? Logo, este amor é excelente. Além disso, tem características excepcionais. Como resultado, fala de algo permanente, ou seja, eterno. Afinal, em termo humano por mais que busquemos. Certamente, expressar da melhor forma possível tais atitudes. Então, a fazemos com erros e falhas.
Primordialmente, “o amor permanece para sempre” este é o padrão do amor de Deus. Bem como, difere infinitamente do padrão do amor humano. Enfim, o amor humano é falho, egoísta, invejoso e orgulhoso. Certamente, ao ponto de ferir e magoar aqueles aquém declaramos que amamos.
Neste sentido, podemos apontar para a gramática grega. Bem como, para recorrermos a força do amor. Certamente, referente a Deus e a fraqueza do amor humano. Aliás, caído e pecador. Como resultado, há duas palavras que servem para esta analises. Logo, são elas “ágape” e “phileo”.
Em contrapartida, ágape é o amor de Deus. Bem como, no sentido sacrificial. Aliás, entendido quando olhado para Jesus Cristo, ou seja, um amor autossacrificial. Certamente, em favor dos outros. Contudo, o amor “phileo” é o amor entre amigos. Ao passo que, se você fizer por eu. Logo, faço por ti. Afinal, um amor de interesses. Pois, se não fizer eu também não faço.
Por isso, o apóstolo disse “O amor nunca falha” (v.8). Por outro lado, os dons são transitórios. Bem como, “havendo profecias, serão aniquiladas. Então, havendo línguas, cessarão. Afinal havendo ciência, desaparecerá. Do mesmo modo, estes dons são limitados e imperfeitos, ou seja, imparciais (v. 9).
Todavia, “o amor permanece para sempre” porque vem de Deus em Cristo Jesus no Poder do Espírito Santo. Bem como, perfeito e pleno. Por isso, se diz no versículo 10 “Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”. Neste sentido, concordo com VANG (p. 183, 2018) que diz “a evidência da maturidade autêntica não é um dom espiritual específico, mas, sim, o amor.
Nestes aspectos, um homem e uma mulher de Deus. Certamente, mesmo que tenham evidências de dons espirituais. Bem como, nas suas vidas cristãs podem apresentarem imaturidade. Além disso, serem meninos e terem comportamentos de criancice (v. 11). Como resultado, o versículo 12 complementa este entendimento. Aliás, não se pode conhecer a Deus plenamente por meio de seus dons. Todavia, por meio do seu Amor em Cristo Jesus.
Por último, mais uma vez Paulo enfatiza a superioridade do Amor “o amor permanece para sempre”. Definitivamente, em relação as demais virtudes “fé e esperança” (v. 13). Ainda mais, para VANG (p. 18, 2018) “A fé e a esperança são elementos fundamentais da experiência cristã. Contudo, não continuarão na eternidade (2 Co 5:7, Rm 8:24)”
Por fim, o amor permanece para sempre por transcender. Certamente, os dons e as demais virtudes espirituais. Além disso, por ser um caminho mais excelente. Por outro lado, suas características personificam ao próprio Jesus Cristo. Consequentemente, é bem menos procurado porque exige um ato sacrificial. Contudo, os demais dons e virtudes são mais procurados. Logo, são mais propícios para elevar o ego. Afinal, em demonstração de poder em relação ao próximo.
Acesse o vídeo: O amor permanece para sempre
AJUDE O SITE, DOANDO OU COMPRANDO ATRAVÉS DE PARCEIROS!
Compartilhe isso:
Tópicos da Publicação
Toggle