Nilson Sergio Lima

Inspiração Bíblica

Inspiração Bíblica

Estudo

Bíblico e Teológico

nslima-foto

Autor: Nilson Sergio Lima

Profissão de Fé Cristão Evangélico a 15 anos, batista e e obreiro da 1ª Igreja Bastista em Mata Roma, pastoreio esta amada igreja a 6 anos. Formação acdêmica Bacharel em Administração Pública pela (UEMA). Servidor Público a mais 17 anos. Na área teológica, concludente do Curso de Capacitação Teológica pelo Centro de Treinamento Bíblico para Pastores – CTBP.  Portanto, nossas publicações buscar conciliar conhecimento e experiência para ajudar pessoas na sua vida espiritual.

Ouça Agora!

Introdução

Neste estudo, abordamos a temática da inspiração bíblica que é um tema central para a compreensão da natureza e autoridade das Escrituras Sagradas. Afinal, ao longo dos séculos, a Bíblia tem desempenhado um papel fundamental nas vidas de milhões de pessoas, por ser a Palavra de Deus.

Além disso, a inspiração bíblica refere-se à crença de que os escritores da Bíblia foram divinamente capacitados pelo Espírito Santo durante o processo de composição e transmitindo. Então, uma mensagem que transcende a mera expressão humana.

Portanto, a inspiração bíblica não se limita ao passado; ela continua a moldar vidas, influenciar ética e moral, e oferecer orientação espiritual para aqueles que buscam compreender sua própria existência e o propósito da vida.

Inspiração Bíblica

A palavra inspiração é uma transliteração da palavra grega theopneustos que significa “soprado por Deus”. Neste aspecto, a Escritura é o resultado do sopro de Deus aos homens.

Além disso, por inspiração, conceituamos de acordo com Enns, Paul (p.174,) “pode ser definida como a superintendência do Espírito Santo sobre os autores bíblicos […]”. Todavia, cabe salientarmos que os homens inspirados por Deus escreveram usando suas capacidades e estilos literários. Porém, escrevendo não de acordo com seus pensamentos, mas o que Deus queria revelar.

Nestes aspectos, a inspiração garante a exatidão da revelação. Por exemplo, no Antigo Testamento aos profetas e no Novo Testamento aos Apóstolos ou pessoas ligados a eles.

Então, assim lemos em 2 Timóteo 3:16-17:

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.2 Timóteo 3:16-17

Neste sentido, a própria Escritura ensina que seus escritos. Com certeza, são todos inspirados divinamente e não apenas partes. Além disso, extraímos quatro grandes objetivos de sua inspiração.

Objetivos da Inspiração Bíblica

Primeiramente, a bíblia é proveitosa para instruir. Logo, este objetivo de instruir é para educar o homem rebelde a viver para Deus segundo a sua vontade. Contudo, cabe ressaltarmos que esse educar não é por meio da força e, nem da violência, mas pela capacitação do Espírito Santo como lemos em Zacarias 4:6 “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos”.

Segundo, é proveitosa para repreender. Assim, o homem que é instruído na palavra de Deus. Contudo, não obedece a sua palavra. Seguramente, precisa ser repreendido através da autoridade da Escritura em Cristo Jesus no poder do Espírito Santo.

Terceiro, é proveitosa para corrigir. Então, o homem que é repreendido pela palavra do Senhor Deus. Certamente, está precisando de correção em determinada área de sua vida. Afinal, Deus nos ensina para obediência. Logo, a correção é uma atitude de Deus aos seus filhos a quem ama como lemos em Hebreus 12:6 pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”.

Quarta, é proveitosa para ensinar. Afinal, a bíblia deixa o homem apto a ensinar as verdades nela contida. Assim, antes de o homem ensinar as verdades imutáveis de Deus. Certamente, precisa ser instruído nelas, ser repreendido em seus pecados e, neste último caso, ser corrigido para ensinar a justiça de Deus que é Cristo Jesus (I Co 1:30).

Enfim, instruir, repreender, corrigir e ensinar tem um proposito bem definido. Bem como, lemos no v. 17 “Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.

Considerações finais

Em síntese, a temática da inspiração bíblica transcende os limites temporais e culturais, mantendo-se como um pilar essencial para inúmeras comunidades de fé ao redor do mundo.

Além disso, ao considerar a natureza divina da inspiração por trás das Escrituras, somos convidados a explorar não apenas a riqueza teológica, mas também a profundidade da sabedoria contida nas páginas da Bíblia.

Nestes aspectos, a inspiração não apenas moldou o passado, mas continua a guiar e impactar as vidas daqueles que buscam entendimento, significado e direção em suas jornadas espirituais.

Assim, a reflexão sobre a inspiração bíblica é um convite para a contínua exploração, reflexão e aplicação prática de uma mensagem que transcende as eras, oferecendo orientação e inspiração para as complexidades da existência humana.

Por último, para saber mais sobre a bíblia disponibilizamos o e-book Introdução à Bíblia Sagrada.

Deixe sua reação abaixo sobre este post

 
Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Ao clicar nas opções abaixo será direcionado para outro site. Todos estão associados a nilsonsergiolima.com.br.

Veja também: Produtos, Cursos e Serviços para anúncios online Confira abaixo:

Teste seu conhecimento bíblico

Sair da versão mobile