Extraterrestres o Fim dos Tempos e a Volta de Jesus

Blog

Estudos

imagem-nslima-2

Autor: Nilson Sergio Lima

Profissão de Fé Cristão Evangélico a 15 anos, batista e e obreiro da 1ª Igreja Bastista em Mata Roma, pastoreio esta amada igreja a 6 anos. Formação acdêmica Bacharel em Administração Pública pela (UEMA). Servidor Público a mais 17 anos. Na área teológica, concludente do Curso de Capacitação Teológica pelo Centro de Treinamento Bíblico para Pastores – CTBP.  Portanto, nossas publicações buscar conciliar conhecimento e experiência para ajudar pessoas na sua vida espiritual.

Ouça Agora!

Extraterrestres o Fim dos Tempos e a Volta de Jesus

os-3-aspectos-da-obra-de-cristo

Introdução

Neste estudo, abordamos a temática sobre “Extraterrestres o Fim dos Tempos e a Volta de Jesus“. Afinal, a ideia de vida extraterrestre sempre fascinou a humanidade, alimentando especulações tanto no campo científico quanto no cultural. 

Além disso, desde antigos relatos de fenômenos celestes até os modernos avistamentos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados), a possibilidade de que não estamos sozinhos no universo desperta curiosidade e controvérsias. 

Este artigo busca explorar, de maneira didática e pedagógica, como a perspectiva bíblica oferece uma narrativa contrastante sobre esses fenômenos, contrapondo a guerra de narrativas entre o bem e o mal, sobretudo, com olhares ao fim dos tempo e a volta de Jesus.

1. Relatos Antigos e Fenômenos Celestes

1.1 Relatos de Fenômenos Inexplicáveis

Desde tempos antigos, há registros de fenômenos celestes que intrigam a humanidade. Bem como, civilizações como os egípcios, babilônios e maias deixaram inscrições e relatos de eventos no céu que foram interpretados como sinais dos deuses ou visitas de seres de outros mundos. 

inscrições antigas

Por exemplo, no antigo Egito, relatos de “barcos celestiais” foram encontrados em hieróglifos.

1.2 A Visão Bíblica dos Fenômenos Celestes

A Bíblia menciona diversos fenômenos celestes que são atribuídos à intervenção divina. Por exemplo, a coluna de nuvem e a coluna de fogo que guiaram os israelitas no deserto (Êxodo 13:21-22) são descritas como manifestações da presença de Deus. 

nuvens e colunas de fogo

Nestes aspectos, isso sugere que alguns fenômenos inexplicáveis podem ser entendidos como sinais divinos, ao invés de visitas de seres extraterrestres e esta é uma boa observação que se deve levar em conta sobre a temática abordada.

2. Anjos e Demônios na Teologia Cristã

2.1 A Natureza dos Anjos

Na teologia cristã, os anjos são seres espirituais criados por Deus para servir como mensageiros e agentes divinos. Além disso, eles são frequentemente descritos como seres luminosos que aparecem para transmitir mensagens importantes na história bíblica.

anajos

Um exemplo notável é o anjo Gabriel, que anunciou o nascimento de Jesus a Maria (Lucas 1:26-38).

2.2 A Rebelião de Lúcifer

Lúcifer, também conhecido como Satanás, foi um anjo que se rebelou contra Deus e foi expulso do céu, junto com um terço dos anjos que o seguiram (Isaías 14:12-15, Apocalipse 12:4). 

Neste sentido, esses anjos caídos, ou demônios, são descritos como inimigos de Deus e da humanidade, tentando desviar as pessoas do caminho da retidão e sua principal estratégia é a mentira e o engano como veremos mais detalhadamente neste artigo.

2.3 Manifestação de Demônios

A Bíblia descreve várias formas de manifestação demoníaca, incluindo possessão e aparições enganosas. Bem como, lemos em 2 Coríntios 11:14 adverte que “Satanás se disfarça de anjo de luz”.

Portanto, os demônios podem se manifestar de maneiras que enganam as pessoas, levando-as a acreditar em falsos sinais e maravilhas.

3. A Era Moderna dos OVNIs e a Guerra de Narrativas

3.1 O Surgimento dos Avistamentos de OVNIs

Com base no transcorrer da história sobre os extraterrestres a era moderna dos avistamentos de OVNIs começou em meados do século XX, com o incidente de Roswell, em 1947, sendo um dos casos mais notórios. 

contato-et

Nesta perspectiva, relatos de discos voadores, luzes no céu e encontros próximos se tornaram comuns, alimentando tanto a imaginação popular quanto o ceticismo.

3.2 A Perspectiva Bíblica

A fé cristã ortodoxa sustenta que qualquer fenômeno que não esteja em conformidade com a revelação bíblica deve ser abordado com cautela. 

Neste sentido, lemos em 1 João 4:1 adverte: “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” 

Portanto, isso sugere que os relatos de OVNIs e contatos extraterrestres devem ser examinados criticamente à luz das Escrituras. Afinal, devemos lembrar ainda os ensinos bíblicos em 1 João 5:19 “O mundo jaz no maligno”.

Nestes aspectos, podemos observar uma guerra de narrativas entre o bem e o mal. Bem como, a bíblia é o baluarte da verdade e, estas narrativas de extraterrestres entre outras estranhas às escrituras baluartes da mentira.

3.3 Teorias Alternativas

Muitos teólogos e estudiosos cristãos argumentam que os fenômenos de OVNIs podem ser explicados como manifestações demoníacas. Então, a ideia é que esses eventos são tentativas de engano espiritual, destinadas a desviar a atenção das pessoas de Deus e de Sua verdade na pessoa de Jesus Cristo. 

Além disso, muitos argumentam que as aparições de OVNIs podem ser parte de uma estratégia demoníaca para criar confusão e desorientação sobre a vontade de Deus. 

Particularmente, sou um dos adepto dessa ideia, por isso não desacredito quanto alguém relata ter visto ou testemunhado aparições extraterrestres. Afinal, o mundo espiritual existe e a bíblia no ensina duas forças esperituais atuando constamente, qual seja, anjos e demônios.

Portanto, na minha humilde opinião toda avistação ou contato nesta abordagem é de ordem divina ou demoniacas. Na ordem divina, buscando ajudar o homem na sua redenção e na ordem demoniaca, fazendo de tudo para enganar e, consequentemente afastar o homem de Deus para lhe usurpar o direito a salvação.

4. A Soberania de Deus e a Redenção em Cristo

4.1 A Soberania de Deus

A Bíblia enfatiza a soberania de Deus sobre toda a criação. Bem como, lemos no Salmos 103:19 diz: “O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.” Isso sugere que qualquer vida extraterrestre também estaria sob o domínio e controle de Deus. 

Além disso, a fé cristã ortodoxa sustenta que Deus é soberano e que a Bíblia é a revelação final e completa de Sua vontade na pessoa de Jesus no poder do Espírito Santo.

4.2 A Redenção em Cristo

Um dos maiores desafios teológicos à existência de extraterrestres é a questão da redenção. Neste sentido, a Bíblia ensina que Jesus Cristo veio à Terra para redimir a humanidade. Ainda, Hebreus 2:14-17 enfatiza a encarnação de Cristo como humano para redimir os humanos:

“Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo.” 

Portanto, como isso se aplicaria a seres extraterrestres? Certamente, é uma questão que permanece em aberto no imaginário humano. Contudo, a fé cristã baseado nas escrituras sustenta que a redenção é um evento exclusivo da história humana.

5. Engano do Fim dos Tempos e a Estratégia de Satanás

5.1 Engano do Fim dos Tempos

A Bíblia adverte sobre um grande engano que ocorrerá nos últimos tempos como descrito em 2 Tessalonicenses 2:9-11 diz:

“A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira.”

Portanto, este texto entre outros apontam que os fenômenos de OVNIs e contatos extraterrestres podem ser parte desse grande engano, desviando as pessoas da verdade de Deus.

5.2 A Estratégia de Satanás

Satanás é descrito na Bíblia como o pai da mentira (João 8:44) e um enganador astuto. Afinal, ele utiliza sinais e prodígios falsos para enganar as pessoas e afastá-las de Deus. 

Além disso, a aparição de OVNIs e relatos de vida extraterrestre. Claramente, podem ser vistos como parte dessa estratégia de engano, criando confusão e desorientação espiritual e, consequentemente levando muitos a se perderem.

6. O Governo Mundial e o Anticristo

6.1 Surgimento de um Governo Mundial

A Bíblia profetiza o surgimento de um governo mundial nos últimos tempos, liderado pelo Anticristo como descrito no livro de Apocalipse 13:7-8 diz: 

“E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” 

Portanto, a ideia de um governo mundial pode ser facilitada pela crença em uma ameaça ou presença extraterrestre, unindo as nações sob um líder comum.

6.2 O Papel do Anticristo

O Anticristo é descrito como um líder carismático que enganará muitas pessoas com sinais e prodígios como apontado em 2 Tessalonicenses 2:3-4 diz: 

“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” 

Logo, a aparição de OVNIs e contatos extraterrestres podem ser utilizados pelo Anticristo para consolidar seu poder e enganar as nações.

7. A Volta de Jesus e a Subjugação dos Inimigos de Deus

7.1 A Segunda Vinda de Cristo

A Bíblia ensina que Jesus Cristo voltará para julgar o mundo e estabelecer Seu reino eterno. Bem como, lemos em Apocalipse 19:11-16 descreve a volta triunfante de Cristo: 

“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro, e julga e peleja com justiça. […] E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.”

7.2 A Subjugação dos Inimigos de Deus

Na volta de Cristo, todos os inimigos de Deus serão subjugados conforme Apocalipse 19:19-21 diz: 

“E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.”

Portanto, este evento marca a derrota final das forças do mal e a restauração completa da ordem divina. Além disso, a Bíblia descreve o lago de fogo como o destino final de Satanás, do Anticristo e de todos os que se opõem a Deus (Apocalipse 20:10).

7.3 O Novo Céu e a Nova Terra

Após a derrota dos inimigos de Deus, a Bíblia fala sobre a criação de um novo céu e uma nova terra como lemos Apocalipse 21:1-4 diz: 

“E vi um novo céu e uma nova terra, porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.”

Nestes aspectos, esta visão de um novo céu e uma nova terra representa a consumação da esperança cristã, onde Deus estará com Seu povo para sempre, e toda dor e sofrimento serão abolidos.

Considerações Finais

Finalizando nosso estudo sob o título “Extraterrestres o Fim dos Tempos e a Volta de Jesus“. Claramente, percebemos uma guerra de narrativas entre o bem e o mal. Além disso, a busca por vida extraterrestre e os relatos de avistamentos de OVNIs devem ser abordados com discernimento espiritual e uma compreensão profunda das Escrituras. 

Nestes aspectos, de acordo com a perspectiva bíblica, esses fenômenos podem ser vistos como parte de um engano espiritual mais amplo, orquestrado por Satanás para desviar a humanidade da verdade de Deus na pessoa de Jesus no poder do Espírito Santo.

Neste sentido, a profecia bíblica adverte sobre um grande engano nos últimos tempos, incluindo a ascensão do Anticristo e a consolidação de um governo mundial. 

Ainda, esses eventos prenunciarão a volta de Jesus Cristo, que subjugará todos os inimigos de Deus e estabelecerá Seu reino eterno. Assim, para os crentes, a fé em Cristo e a vigilância espiritual são essenciais para resistir ao engano e permanecer firmes na verdade.

Em última análise, a revelação bíblica oferece uma perspectiva única sobre a narrativa de vida extraterrestre, enfatizando a soberania de Deus, a redenção em Cristo e a certeza da vitória final sobre as forças do mal. 

Portanto, enquanto a ciência continua a explorar o cosmos em busca de respostas, a fé cristã fornece um fundamento sólido e uma esperança inabalável em meio às incertezas do mundo moderno.

Para mais informações sobre a temática, leia nosso estudo: Extraterrestres: Entre a Ficção a Ciência e a Fé

Vídeo

Um debate com uma abordagem sobre a temática esclarecedor.

Assista nosso Canal

🔔 Inscreva-se agora em nosso canal, ative o sininho e receba reflexões bíblicas poderosas em cada novo vídeo. Junte-se a nós nessa jornada de conexão com a Palavra de Deus. Clique, inscreva-se e fique por dentro! 🔔

Deixe sua reação abaixo sobre este post

 

Veja também: Confira abaixo:

Teste seu conhecimento bíblico


Descubra mais sobre Nilson Sergio Lima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Extraterrestres o Fim dos Tempos e a Volta de Jesus