Cumprir a Lei do Senhor está diretamente relacionada com o desejo do coração de “Buscar ao Senhor”. Todavia, fazer a vontade do Senhor, é um ato da graça divina. Certamente, leva o homem a cumprir sua lei, ou seja, a obedecer a sua vontade, que é boa perfeita e agradável.
Vontade de Buscar ao Senhor X Cumprir a Sua Lei
Portanto, não tem como desassociar a vontade de buscar ao Senhor, com o desejo de cumprir a sua lei. Conforme, lemos em Esdras 7:10b “e para cumpri-la”. Certamente, cumprir a Lei do Senhor é o clímax do coração do homem e da mulher de Deus. Consequentemente, levará a obediência e uma vida de santidade. Todavia, não no sentido da letra, mas do Espírito. Pois, a letra mata e o Espírito vivifica (2 Co 3:6).
Ao mesmo tempo, não significa que nunca trará desconforto. Aliás, deixamos de fazer a vontade dos desejos do coração e dos pensamentos. Certamente, dos homens caído e corrompido pelo pecado. Bem como, para fazer a vontade do coração de Deus em Cristo Jesus no poder do Espírito Santo.
Como resultado, este é o efeito de uma batalha entre a carne e o espírito como lemos em Gálatas 5:17 “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne […]. Consequentemente, neste conflito constante entre carne e espírito. Certamente, vai vencer aquele que mais e melhor alimentar.
Dessa forma, deixar-se guiado pelas obras da carne (Gl 5:19-21), é ter uma vida em total desacordo com Deus. Aliás, uma vida de desobediência. Porém, se deixar ser guiado pelo Espírito, daremos para o Senhor Deus, fruto espiritual (Gl 5:22-23). Certamente, o glorificará! Além disso, conduzirá o servo do Senhor a uma vida piedosa em Cristo Jesus.
Acima de tudo, cumprir a lei do Senhor é uma questão de amor. Primeiramente a Deus e segundo ao próximo. Afinal, Jesus ensinou sobre isso. Certamente, lemos em Lucas 10:27
“E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”.
Em outras palavras, desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas (Mt 22:40). Contudo, muitos conhecem a estes mandamentos. Por outro lado, não cumprem. Sob o mesmo ponto de vista, lemos em Tiago 1:22 “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.
Quero chamar a sua, a minha a nossa atenção
Por exemplo, citamos o episódio conhecido do jovem rico Lucas 18:18-30. Então, Jesus o indaga, sabes os mandamentos? Para esclarecer, refere sobre o dever para com o próximo e não para com Deus. Certamente, “não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
Em seguida, responde a Jesus “todas essas coisas tenho observado desde minha mocidade. Porém, observar não é o mesmo que praticar. Certamente, demonstra que este jovem rico ainda não tinha encontrado a vida que lei falava (Lv 18:5). Todavia, Jesus conhecendo seu coração e intenção dos pensamentos, lhe falou “ainda te falta uma coisa; vende tudo que tem, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me”.
Imediatamente, o desafio revelou que de fato ele não procurava a vida eterna. Primordialmente, apenas queria ser reconhecido por Jesus diante da multidão. Ante de tudo, seu maior bem não advinha de Deus, mas de suas riquezas que estavam em primeiro lugar. Pois, somos informados pelo texto bíblico “ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico”.
Finalmente, o problema aqui não era o dinheiro, mas, o amor a ele. Certamente, chamado de avareza. Consequentemente, devido a avareza, Jesus expressa o quão é difícil para um avarento entrar no Reino dos Céus.
Conclusão
Por fim, cumprir a lei do Senhor nuca é uma atitude somente de conhecimento (letra). Todavia, de prática sobre aquilo que se conhece (espírito). Pois, quando movidos pelo espírito a fazermos boas obras alicerçada na fé bíblica. Certamente, agradamos a Deus e seu nome é glorificado em Cristo Jesus no poder do Espírito Santo.
Compartilhe isso:
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
Tópicos da Publicação
ToggleDescubra mais sobre Nilson Sergio Lima
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.