COM TEMOS REAGIDO A OFERTA DO EVANGELHO: O JOVEM RICO
LUCAS 18:18-25
E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? […] Sabes os mandamentos: […] E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.
E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus
A bíblia não nos fornece seu nome, os evangelhos apenas registram dependendo da versão como “um certo homem rico ou de posição”, “um príncipe” ou “um jovem” como se lê em (Mt 19:16), (Mc 10:17) e (LC 18:1). O que nos leva a entender de acordo com os evangelhos sinópticos que era um homem jovem e de posses ou seja, era muito rico.
Em (Lc 18:18) lemos “um certo príncipe” indaga Jesus, lhe chamando de bom mestre como herdar a vida eterna?
No entanto, o que parece ser um interesse pelas coisas celestiais, tinha na verdade um plano de fundo totalmente diferente, pois, quando este homem expressa “bom mestre” na realidade ele não estava demonstrando interesse nos ensinos de JESUS, mas esta expressão dentro do contexto judaico era uma forma de bajulação. Este não queria aprender de Jesus e pôr em prática seus ensinamentos de vida, mas chamar-lhe sua atenção para ser visto pelos homens, como se esperasse uma palavra de elogio de Jesus.
No entanto, Em Lucas 18:20 Jesus pergunta, sabes os mandamentos?
– O jovem expressou, tenho observado todas estas coisas desde a minha mocidade! Lucas 18:21
Entretanto, esse jovem não encontrava a vida que falava a Lei (Levítico 18:5), “Portanto, os meus estatutos e os juízos guardareis; os quais fazendo o homem vivera por eles…”
Em Lucas 18:22 Jesus lhe falou, Falta-lhe uma coisa!
“vende tudo que tem!
Este desafio revelou que aquele homem não tinha realmente entendido os mandamentos. Pois ficou claro que seus bens vinham antes de Deus e eram mais importantes que o amor ao próximo, pois, tendo com que socorrer os mais necessitados sua avareza não lhe permitia.
Em Lucas 18:23 “ouvindo isso ficou muito triste”. Mas, mesmo assim, Jesus conhecendo a natureza humana pecadora; Lucas não nos informa, mas Marcos 10:21, diz “Jesus olhando para ele o amou” e não só ele, mas, como está escrito “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16
Aquele jovem rico não tinha dimensão do amor de Jesus, pois, se tivesse não tinha rejeitado tão grande amor e você tem dimensão do amor de Deus em Cristo Jesus, Porque o amor de Cristo nos constrange […] 2 Coríntios 5:14
Este Jesus da Bíblia e não outro nos fez algo de valor imensurável e eterno, que nenhum outro amor, mesmo sendo de pai, mãe, irmão, marido, esposa, amigo e nenhuma riqueza ou prazer é capaz de fazer por mim, por você, por nós; de dar a sua vida em valor de resgaste por nós que estávamos mortos em nossos delitos e pecados, ou seja, não tínhamos valor algum e nossa melhor recompensa era o inferno, pois, como está escrito “o salário do pecado é a morte”, mas em Cristo fomos agraciados com o dom da vida eterna.
Você ainda não entendeu o amor de Jesus, deixa ainda lhe explicar pela Escritura que diz “Deus prova o seu amor
QUERO CHAMA A SUA, A MINHA A NOSSA ATENÇÃO
Qual é o seu, o meu, o nosso pecado peculiar que não nos permite seguir e servir a Jesus Cristo? A avareza era o pecado peculiar a esse homem.
Ele queria o que Jesus tinha para oferecer, mas não até o ponto de aceitar as exigências de Jesus. Isso é demostrada na sua falta de fazer aquilo que o “Bom Mestre” ensinou-o a fazer. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. Lucas 18:23. E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Lucas 18:24
Por fim, talvez você conheça as escrituras, os mandamentos e estatutos de Deus, mas, assim, como este jovem rico, não seja praticante e no final, o que vai prevalecer não é o saber em si a Escritura, mas, o quanto você praticou daquilo que sabia no que diz respeito a Deus e ao próximo.
FAÇA SUA DOAÇÃO AQUI!
Compartilhe isso:
Tópicos da Publicação
Toggle