Campanha de Missões Regional 2024

Visitas às Igrejas de São Luis-MA

PIB Mata Roma-MA

nslima-foto

Autor: Nilson Sergio Lima

Profissão de Fé Cristão Evangélico a 15 anos, batista e e obreiro da 1ª Igreja Bastista em Mata Roma, pastoreio esta amada igreja a 6 anos. Formação acdêmica Bacharel em Administração Pública pela (UEMA). Servidor Público a mais 17 anos. Na área teológica, concludente do Curso de Capacitação Teológica pelo Centro de Treinamento Bíblico para Pastores – CTBP.  Portanto, nossas publicações buscar conciliar conhecimento e experiência para ajudar pessoas na sua vida espiritual.

Ouça Agora!

Introdução

Apresentamos a Campanha de Missões Regional 2024, uma campanha promovida pelos batistas brasileiros. Em mais uma edição, realizada pela Convenção Batista do Meio Norte do Brasil, traz como tema central “Chamados para Amar”, inspirado no texto bíblico de João 13:35. 

Este tema nos convida a refletir sobre a importância do amor genuíno e sacrificial, desafiando-nos a viver de acordo com os ensinamentos de Cristo em um mundo onde, conforme Mateus 24:11, muitos têm o amor esfriado.

Neste contexto, tivemos a honra de participar ativamente desta campanha, promovida pela Associação Batista Ludovicenses (ABL), eu, Nilson Sergio Lima, e minha esposa, Simone de Jesus Ferreira Lima, como obreiro e missionários da Primeira Igreja Batista de Mata Roma, congregação que estamos pastoreando há mais de seis anos.

Então, convocados pela ABL sentimos um profundo chamado para compartilhar nosso testemunho e o trabalho missionário desenvolvido em nossa comunidade de fé. Assim, durante os dias 22 e 23 de junho de 2024, visitamos três igrejas na capital do Maranhão, São Luís, incluindo a Igreja Batista Apascentar, a Igreja Batista Nova Esperança EKlesia e Igreba Batista Maranata. Bem como, levamos uma mensagem de alerta, esperança e encorajamento.

Nestes aspectos, nosso objetivo principal foi ressaltar a relevância do amor cristão que se manifesta não apenas em palavras, mas principalmente em ações concretas de cuidado e compaixão. 

Além disso, a experiência foi enriquecedora e nos permitiu testemunhar a provisão divina em nossa jornada missionária, desde o chamado inicial em 2017.

Portanto, a Campanha de Missões Regional 2024, não é apenas um evento, mas um movimento em obediência a grande comissão proclamada por Jesus a seus discípulos em Mateus 28:19-20. Vamos lá!

Visita Missionária

Nos dias 22 e 23 de junho de 2024, pecorremos quase 300 km para visitamos três igrejas em São Luís, capital do estado do Maranhão, para testemunhar o trabalho missionário realizado no município de Mata Roma-MA. 

Neste sentido, a visita teve como objetivo compartilhar desafios e conquistas do campo missionário. Bem como, experiências, fortalecer laços com outras igrejas e inspirar os irmãos na fé.

Itinerário das Visitas

  • 22 de junho à noite: Igreja Batista Apascentar
  • 23 de junho pela manhã: Igreja Batista Nova Esperança Eklesia
  • 23 de junho à noite: Igreja Batista Maranata

Durante as visitas, fomos abençoadamente recebidos com alegria pelos pastores locais e por toda irmandade. 

E aqui, gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos ao Pr. Adail e sua esposa irmã Carla (Apascentar), Pr. Ribeiro e seu filho Davi (Eklesia))e Pr. Samuel Sá (Maranata) pelo acolhimento caloroso e apoio durante nossa estada. Bem como, pelo carinho dos irmãos em Cristo das respectivas igrejas e agradecer particular ao irmão Nonato da igreja Apascentar que nos hospedou no sábado, cendendo sua residência para o repouso matutino.

Um agradecimento especial

Gostaríamos de expressar um agradecimento especial aos missionários Feliciano e sua esposa Karla, bem como aos seus filhos Paulo e Valéria, por nos hospedarem com todo carinho e amor em Cristo durante nossa estada em São Luís por dois anos consecutivos.

A hospitalidade de sua família foi um reflexo do verdadeiro amor cristão, proporcionando-nos conforto e acolhimento caloroso.

Portanto, somos imensamente gratos por todo o cuidado e atenção que nos dedicaram, tornando nossa visita ainda mais especial e significativa. 

Por fim, rogamos Deus que abençoe abundantemente esta família por sua generosidade e serviço ao Senhor.

missao

Ministração da Palavra de Deus

Além de apresentar o trabalho batista sob nossos cuidados, ministramos a palavra de Deus com a temática da Campanha de Missões 2024, sob o título Chamados para Amar, baseada no texto bíblico de João 13:35. Bem como, durante estes dias chamamos a atenção para um problema sensível, a saber, a “mecanização religiosa”.

Chamados para Amar

Vamos fazer uma breve transcrição da mensagem. Inicialmente, as igrejas foram chamada atenção para o fato do grande desafio deixado por Jesus em João 13:35 “amar uns aos outros”.

João 13:35

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”

Esta declaração de Jesus é extremamente relevante para os dias atuais, especialmente quando contrastada com Mateus 24:12:

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.”

Neste contexto, apontomos dois fatos. Primeiramente, a realidade do esfriamento do amor de muitos, dando ênfase especial para nossa geração que muitas vezes apenas falamos que amamos sem ações prática. Apenas, vivendo uma religiosidade mecanizada, ou seja, indo e vindo para as atividades congregacionais semanais. 

Segundo, destacamos que, embora muitos tenham seu amor esfriado, há aqueles que perseveram em amar verdadeiramente, mantendo-se firmes na fé e testemunhando seu amor ao próximo. Claramente, abrindo mão de privilégios próprios para ajudar o próximos em suas necessidades.

Nestes aspectos, fizemos três três apontamentos para melhor esclarecer o que significa amar verdadeiramente e que é mecanização religiosa no nosso ponto de vista. Vejamos:

1. Apontamento: A Necessidade Humana e o Evangelho

Primeiramente, trouxemos a memória o contexto do embate entre Jesus e os fariseus sobre o sábado (Marcos 2:23-28), deixando claro que o evangelho trata de suprir as necessidades humanas e não religiosas. 

Nestes aspectos, quando os discípulos colhiam espigas para se alimentarem, foram acusados pelos fariseus que estavam quebrando o mandamento do sábado. Contudo, Jesus os defendeu, relacionando a situação com o que Davi fez ao comer os pães da proposição no templo, quando ele e seus homens estavam famintos. 

Neste sentido, podemos perceber que o evangelho de Jesus cristo. Cristalinamente, trata-se de suprir as necessidade humanas. Por exemplo, a primeira e grande necessidade humana era a salvação, ou seja, sua redenção do pecado. Afinal, nenhum homem poderia compra-la ou adquiri-la por esforço ou merito próprio. Devido, o homem está morto em seus delitos e pecados (Efésios 2:1). 

Então, Deus resolveu este problema com o sacrifício de Jesus. Portanto, o sacrifício é a marca que caracteriza o verdadeiro amor, como lemos em João 3:16.

2. Apontamento: A Credencial para o Céu

Segundo, a credencial para o céu não é se declarar cristão, pregador, cantor, orador ou realizar curas e maravilhas. Afinal, Jesus disse em Mateus 7:21:

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Portanto, a verdadeira credencial é amar e amar, no contexto cristão, não se testemunha por títulos e cargos, mas por suprir as necessidades daqueles que precisam de ajuda ou socorro. 

Entretanto, muitos vivem apenas uma religiiosidade mecanica. Certamente, vão para a igreja, cantam, pregam, oram, realizam curas e maravilhas mas são como estes em Mateus 7:21-23, Jesus não os conhecem. Afinal, ignoram as necessidade do próximo e, consequentemente ao mandamento de Cristo conforme João 13;35 “[…] se vos amandes uns aos outros” estão nas igrejas apenas por religiosidade.

Neste sentido, aprendemos que o primeiro socorro ocorreu no âmbito espiritual, porque de nada adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma (Marcos 8:36). No entanto, a bíblia dar grande ênfase ao socorro material, ou seja, as necessidades físicas do ser humano como veremos a seguir.

3. Apontamento: O Verdadeiro Amor

Amar segundo Jesus é um desafio e apenas uns pouco conseguem pela graça de Deus. Por exemplo, muitas vezes expressamos apenas um amor egoísta, ou seja, falamos sobre amor, mas não agimos com atitudes concretas como ensina Tiago 2:16:

“E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?”

Logo, o verdadeiro amor é suprir as necessidades uns dos outros e não apenas um enunciado de palavras sem ação como bem disse Tiago 1:22 “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos”.

Neste sentido, Jesus ilustrou isso com a história do bom samaritano (Lucas 10:30-37), onde um homem violentado à beira do caminho quase a morte foi ignorado por um sacerdote e um levita, mas um samaritano parou, ajudou e cuidou das necessidades daquele homem.

Logo, quantas pessoas estão presisando de alimentos, vestimentas, calçados, medicamentos. Inclusive, irmãos de congregação e, apenas, ignoramos suas necessidades e despedimos como apontado por Tiago 2:16.

Então, muitos ouvirão a dura setença da condenação pela omissão como lemos em Mateus 25:41-45.

41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.

Por fim, outro bom exemplo, é a igreja primitiva como vemos em Atos 4:35:

“E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.”

Esta prática de suprir as necessidades humanas é uma verdade impactante ensinada por Jesus no evangelho e testemunhada na igreja primitivaes que não pode se perder ao longo da história.

Portanto, testemunhamos homens e mulheres na igreja primitiva e ao longo da história cristã que deixaram seus privilegios e confortos para servir a outros por amor a Crisrto e ao próximo, tanto no que concerne ao âmbito espiritual, quanto material. Enfim, uma característica marcante do amor cristão genuíno.

Testemunho pessoal

Testemunhamos que, no final de 2017, recebemos um convite da Associação Batista Ludovicenses (ABL) para pastorear a igreja em Mata Roma. Diante desse convite, pedir um tempo para conversar com a família. Após um período de oração e reflexão, pela graça de Deus, aceitamos o desafio; assumindo a congregação em janeiro de 2018.

Ainda, ao contrário do que muitos possam pensar, nossa decisão de entrar no ministério não foi motivada por questões financeiras. Logo, tomamos a difícil decisão de fechar nossa próspera empresa de informática, que gerava uma renda superior ao meu salário como servidor público. Além disso, minha esposa deixou o segundo período da graduação em Assitente social, deixamos nossa residência, familiares e amigos para se mudarem para uma nova cidade.

Apesar dos desafios, confiamos plenamente na provisão de Deus. E, o Senhor nunca deixou faltar nada. Bem como, a cada momento de necessidade, vimos a mão de Deus suprindo e cuidando de nós de formas que nunca poderíamos ter imaginado. Enfim, essa jornada tem sido uma prova viva do amor e da fidelidade de Deus em nossas vidas.

Por último, ressalto que servir a Deus em Mata Roma tem sido uma experiência transformadora, repleta de bênçãos e crescimento espiritual.

Galeria de Fotos Campanha de Missões Regional 2024

Galeria de Fotos Atividades PIB Mata Roma

Considerações Finais

Ao refletir sobre a Campanha de Missões Regional 2024, sinto-me profundamente grato e honrado por ter participado desta jornada missionária junto com minha esposa, Simone de Jesus Ferreira Lima. 

Além disso, a oportunidade de compartilhar o trabalho missionário realizado em Mata Roma-MA e testemunhar o impacto do amor de Cristo em diversas igrejas na capital do estado, São Luís, foi verdadeiramente enriquecedora.

Então, durante os dias 22 e 23 de junho de 2024, fomos calorosamente recebidos pelas igrejas da ilha e tivemos a alegria de ministrar sobre o tema “Chamados para Amar”, baseado em João 13:35. 

Definitivamente, a mensagem da necessidade de amar uns aos outros, mesmo em tempos de crescente iniquidade, ressoou profundamente em nossos corações e nas congregações que visitamos.

Nestes aspectos, foi especialmente tocante ver a resposta das igrejas em São Luís, como a Igreja Batista Apascentar, a Igreja Batista Nova Esperança Eclesia e a Igreja Batista Maranata, que nos acolheram com tanto carinho e entusiasmo. 

Portanto, não posso deixar de expressar minha sincera gratidão a Associação Batista Ludovicence (ABL) pelo convite e pelo suporte financeiro de nossa ida e vinda e aos pastores Adail, Ribeiro e Samuel Sá pelo apoio em nos receber. 

Além disso, agradecer ao irmão Nonato pela hospedagem em sua residência e no sábado, especial ao missionário Feliciano, sua esposa Karla, e seus filhos Paulo e Valéria, que nos hospedaram com todo carinho e amor em Cristo nos demais dias.

Ainda, poder Relembrar meu chamado em 2017 para pastorear a igreja em Mata Roma, vejo claramente a mão de Deus guiando cada passo desta jornada. bem como, ao aceitar o convite da ABL, deixamos para trás nossa empresa de informática, nossa residência, familiares e amigos, mas confiamos que Deus proveria todas as nossas necessidades. 

Logo, posso testemunhar que o Senhor nunca nos deixou faltar nada. Sua provisão tem sido constante e abundante, fortalecendo nossa fé e renovando nossa dedicação ao ministério. Que possamos sempre lembrar que o verdadeiro amor cristão se manifesta em ações concretas de cuidado e compaixão, seguindo o exemplo de Cristo.

Por último, rogamos Deus que abençoe a todos que participaram e apoiaram este momento missionário, e que continuemos firmes, perseverando em amor, até que todos conheçam a graça e a salvação em Jesus Cristo.

Deixe sua reação abaixo sobre este post

 

Ao clicar nas opções abaixo será direcionado para outro site. Todos estão associados a nilsonsergiolima.com.br.

Veja também: Confira abaixo:

Teste seu conhecimento bíblico


Descubra mais sobre Nilson Sergio Lima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Campanha de Missões Regional 2024