AQUELE QUE PODE MATAR O CORPO E ALMA, NEM SEMPRE É TEMIDO!

Mateus 10:28

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10:28

Este é um momento que muitos estão temerosos e outros em estado de pânico, mas é momento de mantermos a calma, de exercermos a fé e confiar firmemente em nosso Deus e está leitura no Evangelho em Mateus é muito pertinente para este momento. Pois, é tempo de refletirmos sobre nossa fé, nossa condição diante de Deus e que tipo de cristão nós somos, pois, é notório que devido o pecado fomos afetados em todas as nossas faculdades que distingue o ser humanas das demais criaturas, como o intelecto sentimento e vontade.

Neste sentido, encontramos o medo que é algo inerente ao ser humano, devido a entrada do pecado registrado no livro de Gênesis. No entanto, o que percebemos diante desta situação caótica que o mundo vive juntamente com nosso Brasil, nossos estados e municípios é que as pessoas estão em pânicos devido o COVID-19, não sem razão, mas, diante desta ameaça percebemos o quanto está fragilizada a fé de muito.

Todavia, não quero com essa afirmação de modo algum que seja entendida que quero dizer que as pessoas não devam se preocupar com o coronavírus e nem se precaver com todos os cuidados necessários orientado pelo nosso governo e autoridade na área de saúde, mas, quando olhamos este temor todo e excesso de cuidados ao COVID-19, repito, necessários em relação ao combate a proliferação do mesmo; mas se todo esse zelo e cuidados fossem vistos no trato das coisas concernentes ao reino dos céus? Se houvesse o mesmo temor em relação ao Criador, o Senhor nosso Deus, quanto o mundo não estaria melhor?

Quantos servos a mais não teríamos adorando ao Senhor em espírito e verdade e dando bons testemunhos? No entanto, devemos perceber o lado positivo deste momento, pois, não podemos olhar somente o lado pessimista e negativo da situação do COVID-19, mas, temos que tirar lições positivas em 2021; pois, em meio as crises aqueles que conseguem encontrar e aproveitar as oportunidades vencem as crises. Porém, na questão da fé, nossa oportunidade como servos, não são por recursos e nem lucros financeiros, mas, a oportunidade de pregar o santo evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus.

Apregoar em meio ao caos que Deus deve ser temido em primeiro lugar, pois, o temor a Deus é o princípio da sabedoria e não o COVID-19 demasiadamente. Porém, volto a repetir, não devemos lidar neste momento de forma relaxada, como se fossemos blindados ao ponto de estarmos isentos de contágio e contaminação pelo exercício da fé. Entretanto, se Deus permitir que o servo dEle contraia o COVID-19 não é o ponto final, pois, Deus tem o poder para evitar, permitir e também de curar e restaurar.

Por que precisamos dizer essas coisas?  Porque é um momento de chamarmos a igreja para esta grande reflexão, pois, se temêssemos a Deus na mesma intensidade que estamos temendo o COVID-19, a igreja ainda teria um avanço missionária bem maior e uma vida de santidade muito mais bem vista.

Por isso, Jesus disse “não temais o que pode matar o corpo”. Para o crente o COVID-19 pode matar o corpo, mas não tem o poder de tocar na alma, porque já fomos comprados com sangue do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Neste sentido, mantenhamos a prudência, mas percebamos com sabedoria a palavra de Deus. Não temamos o COVID-19, temamos primeiramente a Deus, pois, o mundo estava vivendo numa promiscuidade extrema, desafiando ao Senhor, com sua agenda de patrocínio do pecado no mundo, vivendo de modo desenfreado como se Ele não existisse. Porém, o Senhor o permitiu passarmos por esse momento, para impedir o mal que estava se alastrado no mundo e para despertar aqueles que estavam dormindo na fé ou brincando de ser crente.

Nestes aspectos, vivemos tempos maus e difíceis, pois, o mundo jaz no maligno e o COVID-19 não é nosso único inimigo, pois, temos vários inimigos, mas muitos ainda não despertou para tais situações. Porém, com este choque de realidade, muitos estão espantados, mas calma, Deus está no controle de todas as coisas, inclusive do COVID-19.

Neste aspecto, devemos ouvir com senso de urgência a palavra de Jesus “temeis, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” e em meio a essa crise não demos temer ao COVID-19, mas temer a Deus e nos arrepender de nossos pecados e viver uma vida de santidade e obediência a palavra de Deus, consequentemente dar bom testemunho diante de nossa sociedade. Pois, Ele tem o poder de matar o corpo e fazer a alma perecer no inferno.

Ressaltamos ainda, o COVID-19, pode ter o poder de tirar a vida do corpo, pois, este ainda é um corpo de pecado e como tal merece ser punido, mas não tem o poder de tocar na vida do homem interior, ou seja, na alma. Desses fatos podemos muito bem lembrar de Jó que quanto sofrimento não passou, quando satanás pediu para tocar na sua vida, sendo-lhe permitido tocar na sua saúde, bens materiais e família, mas Deus não permitiu que lhe fosse tirado a vida.

Por fim, lhes digo, o COVID-19, não é maior que o nosso Deus criador do céu e da terra e de tudo que nela há; como também, não é o nosso maior problema, mas o pecado; pois, o salário do pecado, este sim, gera a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus. Este alerta não é somente para quem não frequenta a igreja, mas principalmente para aqueles que vão a igreja, mas totalmente desligados nas coisas espirituais, pois, mesmo indo a igreja, ouvido a palavra e orando encontram-se distanciados de Deus e este momento é uma sacudida divina como um grande alerta como preparativo para volta de Jesus Cristo o que após se sucederá o juízo divino.

A quem estamos temendo, o que pode matar o corpo somente? Ou aquEle que tem o poder de matar o corpo e fazer com que a alma pereça no inferno?


Descubra mais sobre Nilson Sergio Lima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

AQUELE QUE PODE MATAR O CORPO E ALMA, NEM SEMPRE É TEMIDO!