Nilson Sergio Lima

A Revelação de Deus

 

A Revelação de Deus

Martinho Lutero.

“A Escritura é a fonte e a norma de toda a revelação divina.”

Introdução

Neste artigo, abordamos a temática “A Revelação de Deus”. Certamente, um tema central no estudo das Sagradas Escritural, referindo-se à forma pela qual Deus se comunica com seu povo e a partir dele a toda humanidade.

Então, através da revelação, Deus nos permite conhecê-Lo melhor e entender seu plano eterno. Além disso, A revelação pode ocorrer de diversas maneiras, incluindo através das Escrituras, da natureza e especialmente na pessoa de Jesus.

Revelação de Deus

A Revelação de Deus é um dos pontos altos da pressuposição teológica. Bem como, de acordo com Louis Berkhof (p. 19) “(1) que Deus existe; (2) que ele se revelou em sua palavra divina”. Cabe ressaltarmos, além da revelação escrita mencionada por Louis Berkhof existem outras formas de revelação. Por exemplo, na natureza, na providência, na razão humana e na revelação plena em Jesus Cristo.

Nestes aspectos, corrobora o texto bíblico em Hebreus 1:1 “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”.

Logo, quando falamos de revelação. Certamente, Deus se fez conhecido ao ser humano. Bem como, se revelou aos pais da nação de Israel através dos profetas e especialmente na pessoa de Jesus para os judeus e, também para o mundo. Além disso, testemunhamos Deus na natureza como lemos em Romanos 1:18-20:

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.

Qual o motivo da revelação de Deus aos homens?

Como resultado do pecado o homem morreu espiritualmente. Certamente, os olhos se obscureceram e o coração endureceu. Bem como, para a presença de Deus. Além disso, deixou de obedecer ao criador. Nestes aspectos, sem a revelação divina o homem estava às escuras em relação a vontade soberana de Deus.

Então, a palavra revelação é uma transliteração da palavra grega apokalupsis, que significa “desvendar”.  Certamente, como bem explicitou Enns, Paul (p.168,) “Deus se desvendou a si mesmo para a humanidade”, ou seja, tirou a venda dos olhos. Neste sentido, podemos ver Deus na natureza, na providência, pela razão, na Escritura e especialmente em Jesus Cristo.

Entretanto, cabe ressaltarmos que a natureza não é suficiente. Bem como, para o homem compreender a Deus e sua vontade de forma plena e satisfatória. Assim como, a razão humana e a providência não são também.

Nestes aspectos, Deus pode ser inteiramente conhecido pela sua eterna palavra. Bem como, especialmente pela pessoa do seu filho amado – Jesus Cristo.

Primordialmente, analisaremos a revelação Escrita. Todavia, ao longo do curso mencionaremos as outras em ocasiões propicias. Bem Como, estudaremos de forma mais profunda e detalha a pessoa de Jesus Cristo. Certamente, quando estudarmos a disciplina bíblica cristologia.

Considerações finais

Por fim, concluímos nosso artigo “A Revelação de Deus” com a citação de Donald D. Tunner:

“Em primeiro lugar devemo-nos lembrar de que Deus se tem revelado de diversas maneiras diferentes, mas a bíblia é o relato oficial e autoritativo de toda revelação que Deus deseja conservar em forma permanente para nós, os homens”. Donald D. Tunner (p. 6, 2004)

Esta é uma verdade profunda e eterna sobre a palavra de Deus. Bem como, devemos ocupar nossas mentes em lê-la, estudá-la e praticá-la de todo nosso coração.

Por último, caso deseje conhecer e se aprofundar mais sobre a bíblia, adquira nosso ebook, com 248 páginas, divido em 10 capítulos “Uma Introdução à Bíblia Sagrada: História, Mensagem e Significado, um guia completo sobre a palavra de Deus, que irá impactar sua, vida, família e ministério. Link abaixo

 
Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Sugestões e Dicas

Livros Digital: Comentário Bíblico

Ebook: uma Introdução à Bíblia Sagrada: História, Significado e Mensagem

capa ebook biblia

Projeto: A palavra de Deus transforma o coração

Slide 1

Como a vida é curta e partimos tão inesperadamente, deixando sofrimento aos que ficam, com apenas na memória lembranças que amenizam a saudade. Contudo, na correia da vida só nos damos conta da vida (Eclesiastes 7:2)

Slide 2

Nossa devocional de hoje sob o título “Na aflição pode existir alegria?”, meditação bíblica em Salmos 34:2 em um tema tão recorrente na Escritura.

Slide 3

Muitas das vezes pedimos as coisas para Deus, já outras são promessas dEle na sua palavra. Contudo, em ambos os casos muitos ficam receosos em alcançá-los ou de recebê-los. Bem como, mantem-se inertes, apenas esperandoorem… (Deuteronômio 1:21)

 
 
 
A Revelação de Deus

 

Sair da versão mobile