A FÉ E A OBEDIÊNCIA

NOSSOS VÍDEOS

Hebreus 11:1

1. INTRODUÇÃO

A fé e a obediência são aspectos de uma vida pessoal com Deus, que a partir da queda do homem é algo sobrenatural, que só é possível devida a graça de nosso Deus na pessoa de seu filho Jesus. 

A fé, neste sentido é o meio pelo qual o homem pode desfrutar desse relacionamento com o seu criador. No entanto, esse relacionamento não se dar de forma arbitrária, mas em um relacionamento pautado em obediência, onde Deus revela sua vontade para que o conheçamos e a partir desse conhecimento amá-lo de todo nosso coração. Afinal, ao conhecê-lo descobriremos que estamos no centro de seu amor.

Além disso, este conhecimento leva o homem não somente a amá-lo, mas também a obedecê-lo e servi-lo de todo coração. Então, realizamos uma duplo vontade de nosso criador. Bem como, de amá-lo e servi-lo em obediência e vivendo e comunhão com os irmãos.  Assim cumprimos os dois grandes mandamentos de Deus como Jesus nos ensinou e isto é maravilhoso e assombroso.

Primeiramente, maravilhoso porque nos é retomado a imagem e semelhança de Deus, perdida no Jardim do Éden, por ocasião da desobediência de Adão e Eva, quando estes sofreram a morte espiritual, ou seja, perderam comunhão com o Senhor Deus seu criador.

Segundo, é assombroso, devido esta restauração ter custado um elevadíssimo preço. Bem como, a morte de seu filho amado na cruz do calvário. Então, o justo no lugar dos pecadores, como o profeta Isaías diz “verdadeiramente Ele, tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si”.

Neste sentido, o amor de Deus por nós em Cristo nos constrange (2 Co 5:14), ou seja, nos preciosa por todo os lados, através da obra do Espírito Santo ao convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8) para voltarmos para Ele, pela fé e, assim, vivamos uma vida de obediência.

Logo, podemos observar por meio das Escrituras Sagradas o plano de salvação desde Gênesis a Apocalipse, através de seus servos ao longo da história o chamado de Deus a todos os homens a uma obediência fiel pela fé na pessoa de Jesus Cristo. Nestes aspectos, discorreremos neste trabalho a relação da fé e da obediência na vida dos servos de Deus e suas implicações na vida diária.

 

 

2. A FÉ

Mas o que é fé? 

A palavra fé contém um amplo significado, encontrado desde conceitos na literatura grega clássica até os mais modernos dicionários de línguas:

De acordo com a (BÍBLIA DE REFERÊNCIA THOMPSON):

[…] (a) “pistis “fé” significa a “confiança” que um homem pode ter nas pessoas ou nos deuses (Hesíodo, Obras,372; Sóf., OT, 1445) […] Originalmente, o grupo de palavras significava conduta que honrava um contrato ou obrigação. (c) A idéia tinha implicações religiosas desde uma data bem recuada […]

Ainda, dee acordo com o MINI AURÉLIO:

[Lat. Fide] sf. 1. Crença religiosa ou em valores espirituais. 2 Conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto. 3 Rel. A primeira das virtudes teologais: adesão e anuência pessoal a Deus e seus desígnios. 4 Firmeza na execução duma promessa ou compromisso. 5 Crença, confiança. 6. Testemunho autêntico, escrito, de certos funcionários, que tem força em juízo.

Definitivamente, muitos são os conceitos sobre fé, tanto no seu aspecto epistemológico, quanto filosófico. No entanto, devemos compreender de acordo com MOCK, Dennis J. p.42) “que fé não é meramente um sentimento intelectual, mas um crer ativo e um confiar em Deus, levando a sério o que Ele diz em sua Palavra”.

Nestes aspectos, iremos tratar a questão de acordo com o que a bíblia nos fala sobre fé. Bem como, tomaremos como eixo norteador Hebreus 11:1, que diz “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. 

Cabe ainda ressaltar, que de acordo com o (COMENTÁRIO BÍBLICO MOODY) o autor do livro aos Hebreus “ele explica a natureza da verdadeira fé, dando não tanto uma definição mas uma descrição” e, é neste sentido descritivo que iremos discorrer a temática sobre a fé, delimitando-a sobre a fé bíblica.

Então, pelo abordagem da temática de fé, testemunhamos através das páginas da bíblia os filhos de Deus vivendo em obediência. Além disso, sendo protagonistas no centro da vontade de Deus no desenrolar do plano de salvação em suas gerações. 

Portanto, a fé assegura o êxito aqueles que creem e confiam em Deus. Assim, esta realidade é vista tanto no Antigo Testamento (2 Cr 20:20), quanto no Novo Testamento (Lc 8:50). 

Neste sentido, a fé é um dever fundamental para todos os servos de Deus, (Jo 20:27); uma arma defensiva (Ef 6:16), na qual podemos “apagar todos os dardos inflamados do maligno”. Além disso, é um elemento indispensável à religião (Hb 11:6) “ora sem fé é impossível agradar a Deus” e também essencial a oração Tg 1:5-6) “peça, porém, com fé, não duvidando”.

Entretanto, cabe fazermos uma observação muito importante, a saber, a fé deve estrar unida ao amor (1 Jo 3:23). Consequentemente, como resultado prático, os propósitos de Deus se manifestarão, tanto no que diz respeito ao nosso relacionamento com o Senhor Deus, quanto, com o nosso próximo.

Estes resultados, se manifestam em forma de benção. Bem como, observado através de todas as páginas da Escritura Sagrada, mas, especialmente nos escritos do Novo Testamento. Por exemplo, com os milagres realizados por Jesus, como: cura do servo do centurião romano Mt 8:13, cura de cegos Mt 9:29-30, libertação de espírito maligno (Mc 9:23) entre muitos outros milagres manifestados pela fé no filho de Deus.

Portanto, essa natureza da fé é tanto extraída dos exemplos do Antigo Testamento listado como heróis da fé em Hebreus 11 entre outros, quanto pelos santos do Novo Testamento. Afinal, podemos observar em ambos os testamentos as respostas da fé através de oração e adoração. Bem como, manifestação de poder, descanso para a alma, herança espiritual e segurança espiritual.

No entanto, o clímax em relação a fé é a salvação assegurado na pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Claramente, apontado por diversos textos nas escrituras do Novo Testamento: Jo 3:15, Jo 3:36, Jo 5:24, Jo 6:40, Jo 11:25, Jo 12:46, Jo 20:31, At 10:43, At 13:39, At 16:31, Rm 9:33, Rm 10:9, 2Tm 3:15, 1Jo 5:1.

 

3. A OBEDIÊNCIA

A obediência a Deus é um dever exigido pelo Senhor tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo Testamento, e deve ser de todo coração ( Dt 26:16) por parte dos seus servos, principalmente se partirmos do princípio de que Deus não muda. Por isso, devemos estar atentos a esse dever – de obedecermos ao nosso Deus e Pai.

Então, quando analisamos as escrituras vemos que a obediência é o preço do êxito dos servos de Deus Js 1:8, pois, é melhor obedecer que sacrificar 1Sm 15:22. Afinal, a obediência garante a entrada no Reino dos Céus Mt 7:21 e é um dever imperativo da vida cristã At 5:29.

Logo, aqueles que assim obedeceram e fizeram a vontade do Senhor Deus lograram grande êxito na vida a exemplo, citamos:

• Noé – Gn 6:22
• Abraão – Gn 22:2-3
• Bezalel, Aoliabe e todo homem sábio de coração – Êx 36:1
• Josué – Js 11:15
• Ezequias – 2Rs 18:6
• José e Maria – Lc 2:39
• Paulo – At 26:19

Enfim, estes homens e muitos outros se firmaram nas bênçãos de Deus prometida aqueles que lhes obedecessem, tanto no Antigo Testamento (Êx 19:5), quanto no Novo Testamento (Ap 22:14).

No entanto o nosso maior exemplo de obediência a Deus, encontramos na pessoa do Filho de Deus. Jesus em tudo foi obediente (Hb 5:8) e como exemplo desta obediência podemos citar Jo 14:31, Jo 15:10, Rm 5:19, Hb 10:9.

Por isso, o Senhor Jesus tem autoridade para falar sobre obediência e instruir o caminho a ela:

• Instrui sobre o caráter cristão – Mt 7:24
• Instrui sobre a família de Deus – Mt 12:50
• Instrui sobre conhecimento espiritual – Jo 7:17
• Instrui sobre a benção, comunhão e amor divino – Jo 14:23

Assim, podemos seguir o exemplo de outros homens que em suas vidas manifestam obediência a Cristo Mt 4:20; 7:24; 9:9; 21:6; 26:19; Lc 5:5; 6:47; Jo 2:7; 11:29; 14:21; 21:6.

Neste sentido, devemos considerar a obediência a Deus como bem enumera por (MOCK, Dennis J. p.42) uma questão de “[..] prioridade e privilégio, […] crescimento espiritual pessoal, […] prática de viver, que estar sempre atento à motivação, para perceber qualquer resquício de legalismo ou orgulho, encorajar e ensinar outros crentes a obedecer a Palavra”.

 

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Estudar sobre a vida pessoal com Deus nestes dois temas “a fé e obediência” foi de suma importância para minha vida cristã, sobretudo na qualidade de líder, onde vemos a necessidade prática de exercermos com clareza estas duas áreas em nossa vida pessoal, para nos tornarmos exemplo junto a nossas famílias, irmãos de fé e a sociedade que estamos inseridos.

No entanto, é preciso sairmos da teoria e partir para a prática no cotidiano, deixando impresso na mente e no coração, tanto daqueles que amamos quanto da comunidade que estamos inseridos as marcas de uma vida de fé e obediência a Deus. Pois assim, como fomos marcados pelos testemunhos de fé e obediências pelos testemunhos daqueles que estão registrados nas páginas das sagradas escrituras, como, por aqueles que nos mentoriam, devemos impactar vidas no sentido de fazer discípulos para Cristo.

E estes resultados se manifestam em forma de benção. Contudo, o clímax em relação a fé é a salvação assegurado na pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que por sua vez resultará em uma vida de obediência.

Nestes aspectos, temos muitos exemplos de homens que viveram uma vida de obediência e foram recipientes das bênçãos de Deus, como Noé, Abraão, José e Maria e Paulo entre muitos outros. No entanto o nosso maior exemplo de obediência a Deus, encontramos na pessoa do Filho de Deus. Pois, Jesus em tudo foi obediente (Hb 5:8).

Por fim, concluo que uma vida sem fé não pode obedecer a Deus, pois, o que leva o homem a obedecer é a fé firmada em Deus na pessoal e na obra de Jesus Cristo, que se consolida através da pregação do Evangelho e do ensino fiel as escrituras no poder do Espírito Santo em convencer o pecador de seus pecados, levando ao arrependimento e consequentemente o reestabelecimento da comunhão com Deus, sem o qual o homem continuará morto em pecados e delitos.

Portanto, ter fé e ser obediente é maravilhoso e o mesmo tempo assombroso. Maravilhoso, porque salva e assombrado porque traz transformação por meio da mudança de caráter que só Deus pode realizar no homem que outrora estava morto em pecados e delitos – Assim, tanto fé, como obediência é um milagre que Deus em Cristo, opera através do Espírito Santo no meio da sua Igreja.

 

 

REFERÊNCIAS

BÍBLIA DE ESTUDO NVI. São Paulo: Editora Vida, 2013.
BÍBLIA DE REFERÊNCIA THOMPSON TEMAS EM CADEA. Formato e-book. Editora Vida.

COMENTÁRIO BÍBLICO. Hebreu 11 – Programa The-Word
DICIONÁRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO/Colin Brown, Lothar Coenen (orgs.); (tradução Gordon Chownl. — 2. ed. – Sâo Paulo: Vida Nova, 2000

FERREIRA, Aurélio de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8ª ed. Curitiba: Positivo, 2000.

MOCK, Dennis J. Vida pessoal com Deus. Bible Training Centre For Pastors. Atlanta, Georgia, EUA. Abril de 1989.

AJUDE O SITE, COMPRANDO ATRAVÉS DE PARCEIROS!

a-fe-e-a-obediencia

Descubra mais sobre Nilson Sergio Lima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

A FÉ E A OBEDIÊNCIA