9 EXPOSIÇÃO BÍBLICA EM APOCALIPSE
INTRODUÇÃO
Chegamos a “9 Exposição Bíblica em Apocalipse”. Certamente, uma alegria pela graça de nosso Deus, poder estudar e expor o livro da revelação de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Contudo, na “8 Exposição Bíblica em Apocalipse” aprendemos sobre as temáticas arrebatado em espírito, dia do Senhor, grande voz de trombeta e a relevância da mensagem e dos fatos que seguem a eles.
Nesta oportunidade iremos falar sobre a glória da Igreja, representado por sete candeeiros de ouros.
“VERSÍCULO 12”
O versículo 12 testemunhamos uma ação referente ao v. 11. Bem como, o Senhor diz a João “o que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igreja que estão na Ásia: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodiceia.
OS SETE CANDEEIROS
Nestes aspectos, o que seria de tão importante a ser escrito a estas 7 igreja? Contudo, antes de tal ação o velho apóstolo volta-se para certificar-se quem falava com ele. Bem como, relata no v. 12 que “E, ao voltar-me, vi sete candeeiro de ouro”. Certamente, o que ele viu, foi impactante e sobrenatural. Bem como, se referia a coisas muito mais além daquilo que via.
Nestes aspectos, podemos compreender que a mensagem não se destinava apenas aquelas 7 igrejas. Certamente, era uma mensagem universal a todas ás igrejas de todas as épocas. Bem como, começando a circular por toda a região da Ásia. Logo, estas sete igrejas formavam um corredor de propagação. Bem como, para a divulgação da revelação nesta região como comentada pela Bíblia de Estudo Arqueológica NVI.
“Embora seja provável que na época existissem outras igrejas na região, João parece ter escolhido essas sete porque formavam rota natural para o pregador itinerante que iniciava em Éfeso e seguia no sentido horário por Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia”.
Neste sentido, as 7 igrejas originalmente foram escolhas estratégicas para depois serem difundidas por todas as igrejas como bem se ver nos dias atuais. Corrobora, com esse pensamento Pinto, Alefe Luís (Edição do Kindle) “Logo, podemos afirmar que os destinatários foram estratégicos para depois testemunharem para as demais igrejas locais”.
A GLÓRIA DA IGREJA
Além disso, podemos contemplar a glória da igreja Universal representadas pelas 7 igrejas da Ásia descrito no v. 11 “a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodiceia”. Certamente, ilustrada por sete candeeiro de ouro como lemos no v. 12 e sete estrelas no v. 16 descrita pelo Apóstolo João respectivamente “vi sete candeeiros de ouro” e “Tinha ela na mão direita sete estrela”.
Ainda, de acordo com Hernandes Dias Lopes:
João vê a igreja em duas figuras: sete estrelas e sete candeeiros. Tanto a estrela como o candeeiro são luzeiros. Eles devem refletir luz. A igreja é a luz do mundo. Ela resplandece no mundo. Se uma lâmpada deixasse de proporcionar luz ela era afastada (2:5). A luz da igreja é emprestada ou refletida, como a da lua. Se as estrelas têm de brilhar e as lâmpadas luzir, elas devem permanecer na mão de Cristo e na presença de Cristo. (Lopes, Hernandes Dias, )
Esta é uma verdade impactante e profunda. Certamente, que poucos nos dias atuais dão importância. Bem como, o fato da igreja ser luz num mundo de trevas como lemos de acordo com o texto bíblico em 1 João 5:19 que diz “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno”. Indubitavelmente, não porque fora criado assim. Todavia, tudo que foi criado por Deus fora avaliado por Ele mesmo com muito bom, como comprovamos pela leitura bíblica em Gênesis 1:31 “viu Deu tudo que o que tinha feita, e que era muito bom […]”.
Contudo, o que fora criado muito bom. Certamente, tornou-se mal. Bem como, pela entrada do pecado. Logo, pela desobediência de Adão e Eva no Jardim do Éden (Gn 3), devido terem comido da árvore do conhecimento do bem e do mal que o Senhor os proibira que comessem (Gn 2:16-17. Afinal, comeram do fruto proibido e como recompensa receberam a morte como está escrito em Romanos 6:23 “Pois, o salário do pecado é a morte […]”.
A partir de então, a ação humana voltou-se contra o criador. Certamente, em desobedece-los. Consequentemente, o resultado do pecado foram cada vez mais visíveis. Bem como, tivemos o registro do primeiro homicídio, onde, Caim matou seu irmão Abem (Gn 4:1-8). Além disso, o mal foi aumentando gradativamente e intensamente como podemos comprovador pela leitura em Gênesis 6:5 “Viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos e de seu coração era má continuamente. Consequentemente, o Senhor trouxe, juízo sobre aquela geração enviado o diluvio e destruindo a todos, com a exceção de Noel e sua família e aos animais que com eles embarcaram na arca.
Neste sentido, podemos dizer que Noé e arca foi a glória da humanidade. Certamente, com sua família. Bem como, acreditaram na palavra do Senhor e do juízo no qual proferira. Afinal, construíram a arca de acordo com as instruções divinas. Além disso, seguiram todas as demais instruções como o Senhor os instruíra como lemos em Gênesis 6:14-22. Consequentemente, se salvaram do diluvio. Afinal, porque obedeceram e creram na palavra do Senhor Deus.
Aqui quero chama a sua, a minha, a nossa atenção.
Não confunda a Igreja com denominação. Como bem, aponta Jesus na Escritura sobre joio e trigo. Logo, são duas coisas bem diferentes e distintas, mas que andam juntas e se não houver discernimentos passam pela mesma coisa. Contudo, a Igreja é o corpo de Cristo composto por todos os salvo ao longo dos séculos. Certamente, composta por aqueles que creem no seu nome e entregaram suas vidas a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador. Além disso, tem a Escritura Sagrada, como regra de fé e prática. Bem como, vive uma vida de santidade que de acordo com o escritor aos hebreus 12:14 “[…] sem santificação ninguém verá o Senhor.”
A denominação é uma construção humana. Certamente, no desejo de unir o corpo de Cristo em serviço e adoração local. Contudo, nem toda denominação representa a Jesus Cristo. Você deve estar se indagando, como assim? Deixa-lhe explicar. Jesus disse em Lucas 6:44 “Cada Arvore é conhecida pelo seu próprio fruto”. Neste sentido, o fruto cristão que Deus espera daqueles que professam ao Senhor Jesus é obediência a sua eterna palavra que é a verdade (Jo 17:17). Neste sentido, muitos grupos denominados cristãos já se desviaram do caminho da verdade. Bem como, se deixaram seduzir pelas ofertas de satanás como Adão e Eva no Jardim do Éden.
Como resultado, fica difícil para muitos saberem separar o joio do trigo. Bem como, se coloca em alto revelo a denominação e normalmente seus representantes. Contudo, não se faz uma avaliação escriturística para saber se esta de fato representa o evangelho ou não. Consequentemente, para muitos a igreja é um local não tão diferente do mundo. Certamente, devido a pouca ou nenhuma transformação da maioria que se declara cristã, sobretudo, pelo aspecto representativo denominacional.
No entanto, cabe ressaltamos que a igreja é formada não por denominação. Mas, por pessoas salvas pela graça de Deus, no poder do Espirito Santo na fé em Jesus Cristo. Consequentemente, quando uma denominação é dirigida por pessoas transformadas e salvas. Certamente, representa o evangelho aqui na terra, sendo fiel a Escritura Sagrada. Entretanto, isso não quer dizer que todos são obedientes e salvos, ou seja, entre os salvos existem os não salvos. Bem como, Jesus ensinou na parábola do joio e do trigo em Mateus 13:24-30.
Nestes aspectos, você pode estar pensando e não pode acontecer o contrário. Bem como, numa denominação que se desviou da verdade também pode ter trigo entre o joio? Certamente, que sim. Contudo, devemos ouvir o apelo do Senhor, deixar imediatamente tal denominação que se desviou da verdade e buscar congregar-se numa que se mantem fiel como lemos em Apocalipse 18:4 “[…] sai dela, povo meu, para que não sejas participantes dos seus pecados”.
Neste sentido, permanecer em denominações nas quais representam sistemas corruptos como descrito em apocalipse sobre a Babilônia. Certamente, não trazem benção, mas maldição, ou seja, pragas como as descritas nos versículos 2-3, entre elas moradas de demônios. Logo, não foi pra isso que o Senhor nos salvou. Afinal, como lemos em Colossenses 1:13 “Ele nos tirou do poder das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor […]”
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em conclusão a “9 Exposição Bíblica em Apocalipse” a que a igreja do Senhor continua gloriosa. Certamente, sendo a luz deste mundo em trevas. Bem como, o seu Senhor continua o mesmo de ontem, de hoje e para todo o sempre como lemos em Hebreus 13:8 “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. Indubitavelmente, a igreja é a mesma, gloriosa assim como João a descreve quando a descreveu pelos sete candeeiros de ouro, descrito em Apocalipse 1:12. Contudo, existem joio entre o trigo. Consequentemente, para indouto é difícil de identificar um do outro.
Nestes aspectos, a arca que salva o pecador do juízo divino é a Igreja. Bem como, não basta apenas esta na igreja, mas, sobretudo, ser Igreja. Consequentemente, obedecendo e crendo na palavra do Senhor que é a verdade (Jo 17:17).
Neste sentido, a nossa obediência e fidelidade ao Senhor Deus em Cristo Jesus no poder do Espírito Santo. Certamente, não está em uma denominação como organização humana. Contudo, em um organismo vivo, que é o corpo de Cristo, tendo Ele mesmo como cabeça (Ef 5:23). Bem como, representado por cada homem e mulher que se converteu pela pregação do evangelho ao longo dos séculos como lemos de acordo com Romanos 10:17.
Então, a partir de uma conversão genuína. Certamente, se apresentará a Deus como lemos em Romanos 12:1-2. Bem como, apresentando as suas vidas em “sacrifício vivo, santo e agradável. Certamente, via um culto racional que só pode ter esta conotação pelo entendimento da vontade Deus em Cristo Jesus no Poder do Espírito Santo que é boa, agradável e perfeita.
Logo, a reunião do conjunto de pessoas salvas para adorar e servir a Deus em obediência a sua eterna palavra pela redenção que há em Cristo Jesus é que chamamos de Igreja. Consequentemente, os demais perfis de vida neste mundo são chamados de pecado e a recompensa do pecado é como lemos em Romanos 6:23 “Pois, o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito De Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6:23).
REFERÊNCIAS
BÍBLIA DE ESTUDO ARQUEOLÓGICA NVI. EDITORA VIDA
bíblia thompson. Complicado e redigido por Frank Charles Thompson. Almeida Edição Contemporânea. Editora Vida. SP.
Comentário Bíblico Apocalipse. Software de TheWord.
Lopes, Hernandes dias. Apocalipse. Software de TheWord.
Pinto, Alefe Luís; Pinto, Alefe. Apocalipse: uma interpretação exaustiva: Versículo por Versículo – Revelando o Oculto. Alefe Luís Pinto. Edição do Kindle.
AJUDE O SITE, DOANDO OU COMPRANDO ATRAVÉS DE PARCEIROS!
Compartilhe isso:
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
Tópicos da Publicação
ToggleDescubra mais sobre Nilson Sergio Lima
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.