Residentes na cidade de Betânia, Maria, Marta e Lázaro eram três irmãos e discípulos de Jesus, que, em muitos momentos, disponibilizaram sua casa para hospedar o Mestre. Em determinada
ocasião, ao receber Cristo e os discípulos, Marta, a irmã mais velha, preocupava-se em servir os seus visitantes com excelência.
No entanto, Maria, a irmã mais nova, estava sentada aos pés de
Jesus ouvindo-o ensinar. Após algum tempo, Marta se irrita com o aparente comodismo da irmã e questiona ao Senhor se Ele não se incomodava com o fato de Maria a ter deixado trabalhando
sozinha.
A resposta de Jesus tanto expôs quanto confrontou o coração daquela mulher atarefada. “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária”. Com essas palavras, Jesus estava desafiando Marta a rever as suas prioridades e a compreender qual era a sua real necessidade. Por sua vez, o exemplo de Maria foi didático. Ela entendeu que aquele momento era uma oportunidade para aprender com o Senhor e desfrutar da sua presença.
Nessa pequena tensão familiar, Marta não deveria olhar para a irmã com ares de crítica; em vez disso, deveria observar-lhe o exemplo e, com sabedoria, imitá-la na prontidão para ouvir a Jesus. Por vezes, o ambiente familiar revela a possibilidades de aprendermos preciosas lições através da vida das pessoas que nos cercam. Se você tem ao seu lado familiares que amam a Cristo, é seu dever observar os passos deles e compreender que Deus utilizará sua família para lhe aprimorar na fé.
As Escrituras nos ensinam que “O coração do homem entendido adquire conhecimento, e os ouvidos dos sábios o buscam” (Pv 18.15). Portanto, tenha um coração disponível para aprender através do bom exemplo das pessoas que o Senhor colocou ao seu lado. Você deve utilizar a sua influência familiar para ser bênção na vida de outros, testificando que Jesus é poderoso para transformar qualquer pessoa.
Portanto, encarregue-se do compromisso de ser um farol para a sua família, apontando o caminho para que outros possam se encontrar com Cristo. O bom exemplo familiar pode ser o instrumento utilizado por Deus para que os demais aprendam a escolher a melhor parte e, assim, busquem conforto e transformação em Jesus.