Nilson Sergio Lima

6 EXPOSIÇÃO BÍBLICA EM 1 PEDRO

6 EXPOSIÇÃO BÍBLICA EM 1 PEDRO

NOSSOS VÍDEOS

1 Pedro 1:22-25

"A PUREZA DE UMA VIDA CRISTÃ"

A) INTRODUÇÃO

O apóstolo Pedro faz no versículo “22” um chamado a pureza de uma vida cristã. Todavia, devemos ter em mente que a pureza do homem. Certamente, se faz necessária devido a contaminação do pecado. Afinal, causada pela mentira de satanás. Bem como, levou a desobediência a Eva no Jardim do Edem pelo pai da mentira (Jo 8:44).

Além disso, manchou toda raça humana e o genuíno cristão tem como pilares de vida a verdade de Deus em Cristo Jesus no poder do Espírito Santo. Então, o servo tem na Escritura os pontos cardeais que o norteia. Certamente, na sua caminhada de fé rumo ao céu. Bem como, uma vida de obediência.

Todavia, tais verdade deste direcionamento divino só são possíveis aqueles que experimentam o novo nascimento. Bem como, gerado por uma semente incorruptível que é a palavra de Deus e por ser palavra de Deus não é terrena, mas, celestial e eterna.

Nestes aspectos, apresento a palavra de Deus sob a temática “A pureza de uma vida cristã”. Contudo, tal pureza passa obrigatoriamente por três degraus, os quais todos estão relacionados entre si imutavelmente:

1. DEGRAU DA PUREZA DE UMA VIDA CRISTÃ: OBEDIÊNCIA A VERDADE (V. 22)

A verdade é um dos grandes temas debatidos na filosofia grega. Contudo, neste contexto responder o que é a verdade. Certamente, levaria a uma gama de discursões intermináveis. Todavia, quando olhamos para a Escritura. Indubitavelmente, Jesus Cristo se apresenta a humanidade com a verdade. Bem como, materializada divina e humana em que os homens podem confiar como encontramos escrito no texto bíblicos em João 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

Neste sentido, podemos compreender o texto bíblico em I Pedro em análise. Afinal, “obediência a verdade” é obedecer ao próprio Senhor Jesus Cristo. Além disso, está obediência levará ao cristão ao amor fraternal. Certamente, independentemente de perseguição, dor, angústia ou sofrimento.

Definitivamente, este amor fraternal. Indubitavelmente, autêntica o verdadeiro cristão. Por isso, lemos tão profundamente o apelo do apostolo Pedro “amai-vos ardentemente uns aos outros”. Logo, aqueles que não vivem em obediência a verdade mesmo estando entre grupos de cristão. Certamente, são inautênticos, falsos, fajuto e ilegítimos.

Neste ponto, devemos fazer a seguinte reflexão! A quem estamos obedecendo? A verdade ou a mentira?

A verdade é Jesus Cristo e a mentira vem do pai da mentira, a saber: o diabo (Jo 8:44). Neste sentido, a purificação de nossas vidas ou contaminação vai dizer a quem estamos obedecendo. Se a Jesus ou ao Diabo! Se a Jesus Cristo somos autênticos cristãos. Contudo, se ao Diabo são inautênticos cristãos. Então, a prova dos noves é aqui apontada em 1ª Pedro. Afinal, o verdadeiro cristão é caracterizado pelo amor fraternal, ou seja, amor entre irmão não fingidos.

Todavia, isso não significa que para amar ao próximo. Bem como, devemos aceitar o secularismo e mundanismo que são contrários a verdade de Deus em Cristo no poder do Espírito Santo. Afinal, encontramos um contraste entre obra da carne e do espírito como lemos em Gálatas “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17.

Nestes aspectos, lemos sobre a obra da carne:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:19-21

Definitivamente, a obra da carne são pecados. Certamente, cometidos numa série de atitudes conhecidas. Então, quando pecamos realizados estas atitudes temos plena certeza de nossos atos pecaminoso.

E sobre a obra do Espírito:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22

Primordialmente, a obra do Espírito. Certamente, é conhecida. Então, é testemunhada em atitudes de obediência a vontade de Deus. Além disso, tem em seus corações temor e tremor referentes as coisas de Deus.  

Por isso, a pureza cristã está alicerçada na obediência da palavra de Deus e ela não se corrompe com os anos, pois, é eterna. Inclusive, temos visto a polémica em volta da declaração do Pr. René Kivitz ao abordar secularismo, mundanismo, pluralidade e relativismo. Bem como, dando a entender apoio em um de seus sermões a estas agendas globalistas.

Portanto, a bíblia não precisa de atualização e/ou atualizações. Bem como, muito bem expressou o evangelista Billy Graham “a bíblia é mais atual do que o jornal de amanhã”. Logo, em questão de fé bíblica se há algo para se atualizar. Certamente, é a nossa forma de pensar afetada pelo pecado. Afinal, se pensamos carnalmente. Então, precisamos nos converter biblicamente e pensar espiritualmente e cristocentricamente.

Neste sentido, temos cinco pontos norteadores. Certamente, que nos guiarão sempre na direção da verdade. Bem como, as conhecemos como as cinco solas. Afinal, fruto da reforma protestante e que surgiram como respostas aos desvios doutrinários da igreja católica. Além disso, serve como antidoto para as demais que surgiram ao longo do tempo.

    • Sola fide (somente a fé)
    • Sola scriptura (somente a Escritura)
    • Solus Christus (somente Cristo)
    • Sola gratia (somente a graça)
    • Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

2. DEGRAU DA PUREZA DE UMA VIDA CRISTÃ: PELA REGENERAÇAO DA SEMENTE INCORRUPTÍVEL (v. 23-24)

Regenerar é um termo bíblico e teológico de grande importância. Certamente, para o cristão. Bem como, realizado não por coisas perecíveis ou corruptíveis como a prata e os outros elementos do versículo (v. 18). Todavia, imperecíveis ou incorruptíveis, ou seja, pelo precioso sangue de Cristo (v. 19).     

AINDA, a regeneração de acordo com o dicionário Strong “ter passado por uma transformação da mente, que leva a uma nova vida que procura conformar-se à vontade de Deus”. Neste sentido, o único caminho para tal feito depois do pecado. Certamente, é viver para Cristo. Bem como, tendo como guia orientador e norteador a palavra de Deus. Afinal, o pecado nos cegou e nos tirou do caminho.

Logo, a renovação de nossas mentes. Certamente, não se faz pela falsificação da chamada falsa ciência e falsa religião. Mas, pela autêntica palavra de Deus que leva a um culto racional. Além disso, que transforma não conforme o mundo, mas segundo Deus em Cristo no poder do Espírito Santo. Então, pela palavra possamos experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:1-2).

Primordialmente, toda esta transformação. Certamente, só é possível como cristãos, devido a regeneração. Bem como, há em Cristo Jesus, pelo seu precioso sangue derramado na cruz do calvário. Nestes aspectos, lemos no Evangelho em João grande testemunho destes fatos:

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:11-13

Logo, o homem para ser salvo ele precisa nascer de novo. Logo, nascer de novo não é um processo humano. Bem como, vindo de um relacionamento entre um homem e uma mulher através de ato sexual. Todavia, depende único e exclusivamente de Deus. Afinal, os que nascem da vontade do homem. Certamente, nasce em seus delitos e pecados. Além disso, traz em si a mancha do pecado e o salário do pecado é a morte.

Por isso, um experiente rabino judeu não compreendeu o que é regenerar, ou seja, nascer de novo. E você entende o que é nascer de novo?  

Quando Jesus disse a Nicodemos “quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3:3) é porque o homem natural não pode compreender as coisas espirituais por lhe parecerem loucuras (1 Co 2:14).

Então, para muitos é loucura estarmos reunidos em torno. Certamente, da pessoa de Cristo. Afinal, fazendo o que? Adorando a um Deus invisível! Por isso, muitos buscam o caminho da idolatria. Contudo, servem “Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Salmos 115:4-7 ;

Outro exemplo, dando dízimos a pastores. Bem como, ouvimos muitos falar. Contudo, quando discernimos estas coisas espiritualmente. Indubitavelmente, descobrimos que a idolatria é uma mentira. Além disso, quando não contribuímos com a obra do Senhor. Certamente, contribuímos com o diabo. Afinal, gastam seu dinheiro com drogas, bebidas e prostituição entre muitas outras coisas abomináveis.

Além disso, crente que não serve na igreja e na vida dos irmãos. Certamente, serve para o mundo e para pessoas do mundo. Contudo, não que esteja errado servir o mundo e pessoas do mundo. Todavia, que seja para glória de Deus. Afinal, quando se deixa de fazer pela glória de Deus o faz pela glória dos homens e ou de si mesmo. Por fim, lemos em Gálatas 6:10 “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. Gálatas 6:10.

Neste sentido, não devemos deixar para depois. Certamente, o realizar as coisas espirituais. Então, devemos deixar a semente incorruptível germinar para que cresça pela palavra de Deus uma arvore. Bem como, que dê frutos espirituais para a glória de Deus. Afinal, os frutos carnais são temporais. Além disso, perecem com o tempo, ou seja, a nossa vida é transitória e passageira; destinada a morte V. 24.

No entanto, a morte não é o estado final do homem. Certamente, irá se encontra com Deus no dia do juízo. Bem como, lemos em Hebreus 9:27 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”.

TODAVIA, Você pode ser a pessoa mais bonita e talentosa nesta vida. Contudo, quando a tua vida expirar, tudo se acaba. Bem como, a beleza, talentos, riquezas, projetos, sonhos, conquistas entre outros. Afinal, essa é a beleza da carne de que fala o apóstolo Pedro. Contudo, a nova vida dada por Deus, permanece para sempre. Amém!

3. DEGRAU DA PUREZA DE UMA VIDA CRISTÃ: A ETERNA PALAVRA DO SENHOR (v. 25)

Ora, se as coisas terrenas são passageiras. Bem como, perecíveis e corruptíveis. Certamente, o cristão deve se firmar e permanecer na eterna palavra de Deus. Afinal, é o nosso mapa, bússola, gps que nos guia e nos orienta rumo ao céu. Neste sentido, o que somos e o que fazemos de bom. Assim como, de mal vai depender do quanto nos alimentamos da palavra de Deus. Além disso, nossa pureza está intimamente ligada a Escritura Sagrada. Bem como, alguém disse “ou a bíblia me afasta do pecado; ou, o pecado me afasta da bíblia”.

Nestes aspectos, gostaria de apresentar esta realidade das bençãos advindas da palavra do Senhor. Certamente, expressadas em alguns versículos no Salmos 119.

  • PELA ESCRITURA SEREMOS BEM AVENTURADOS OU NÃO (SL 119:1)
  • Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor. Salmos 119:1
  • PELA ESCRITURA SABEREMOS MANTER PURO O CAMINHO (SL 119:9)
  • Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Salmos 119:9
  • PELA ESCRITURA SABEREMOS VENCER O PECADO (SL 119:11)
  • Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Salmos 119:11
  • PELA ESCRITURA SABEREMOS O QUE FAZER QUANDO ESTIVERMOS PASSANDO POR TRISTEZA (SL 119:28)
  • A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra. Salmos 119:28
  • PELA ESCRITURA SABEREMOS COMO ANDAR COM LIBERDADE (119:45)
  • E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos. Salmos 119:45
  • PELA ESCRITURA SABEMOS PORQUE É BOM TER SIDO AFLIGINDO (119:71)
  • Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Salmos 119:71
  • PELA ESCRITURA SABEMOS O QUE É MELHOR DO QUE A PRATA E O OURO (SL 119:72)
  • Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata. Salmos 119:72
  • PELA ESCRITURA SABEMOS QUEM NOS CRIOU (SL 119:73)
  • As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos. Salmos 119:73
  • PELA ESCRITURA SABEMOS QUE A PALAVRA DO SENHOR É ETERNA (119:89)
  • Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu. Salmos 119:89
  • PELA ESCRITURA SABEMOS QUE A PALAVRA É MAIS DOCE QUE O MEU (119:103)
  • Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Salmos 119:103
  • PELA ESCRITURA SABEMOS COM TER LUZ PARA OS NOSSO CAMINHOS (119:105)
  • Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105
  • PELA ESCRITURA SABEMOS COMO ANDAR EMSEGURANÇA (119:117)
  • Sustenta-me, e serei salvo, e de contínuo terei respeito aos teus estatutos. Salmos 119:117
  • PELA ESCRITURA SABEMOS COMO GOZAR DE GRANDE PAZ, SEM TROPEÇO (119:165)
  • Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço. Salmos 119:165

B) CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste sermão intitulado “A pureza de uma vida cristã”. Certamente, aprendemos com o apóstolo Pedro o quanto o homem é necessitado da graça de Deus. Logo, o homem precisa de Cristo, ou seja, a verdade de Deus aos homens. Além disso, sem essa verdade o homem caído não tem como nascer de novo, ou seja, ser salvo.

Definitivamente, esse regenerar de que Pedro fala. Certamente, só pode vir através da palavra de Deus. Bem como, descreve como semente incorruptível que é eterna e permanece para sempre.

Nestes aspectos, toda forma ou maneira de alcançar redenção. Bem como, fora de Cristo como revelada na eterna palavra de Deus. Certamente, torna-se uma tarefa vã para o homem. Afinal, nenhuma filosofia ou ritual pode purificar o homem de seus delitos e pecados. Senão, pelo sangue de Jesus Cristo.

Neste sentido, aprendemos que a pureza de uma vida cristã. Certamente, passa obrigatoriamente por três degraus. Bem como, todos relacionados entre si imutavelmente descritos por Pedro:

  1. degrau pela obediência a verdade (v. 22)
  2. degrau pela regeneração da semente incorruptível (v. 23-24)
  3. degrau pela eterna palavra do senhor (v. 25)

6-exposicao-biblica-em-1-pedro

AJUDE O SITE, DOANDO OU COMPRANDO ATRAVÉS DE PARCEIROS!

Sair da versão mobile