4 EXPOSIÇÃO BÍBLICA EM APOCALIPSE

ASSISTA AO VÍDEO

APOCALIPSE 1:5-6

OUÇA O PODCAST

Introdução

Caminhamos a passos lentos, mas, chegamos a “4 Exposição Bíblica em Apocalipse”. Contudo, com a consciência da responsabilidade. Afinal, o importante é apresentar o livro de apocalipse de acordo com seu conteúdo revelado e inspirado. Bem como, enaltecemos a nossa dependência da iluminação do Espírito Santo. Consequentemente, o que sentimentos desde a primeira exposição biblica e, sobretudo, ao chegar na 3 Exposição Bíblica em Apocalipses“, onde tratamos sobre o Deus triúno.

A partir de agora trataremos os versículos 5-6. Bem como, trataremos sobre as  características de Jesus Cristo. Bem como, aprendemos seus respectivos significados “fiel testemunha, o primogênito dos mortos e soberano dos reis da terra. Aquele que nos ama, em seu sangue nos lavou dos nossos pecados”. Certamente, ele vem com as nuvens e todo o olho o verá. Então, falaremos sobre a “epiphaneia” e a “parousia” de Jesus Cristo, ou seja, sobre a sua segunda vinda.

A Segunda vinda de Cristo v.7

“Vede, Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo os que o transpassaram; e toda tribo da terra se lamentarão sobre Ele. Sim. Amém.”

Antes de mais nada, o que é epiphaneia e parousia? Estas palavras são de origem gregas. Bem como, significando respectivamente. Em primeiro lugar, aparecimento ou manifestação. Em segundo lugar, presença. Logo, a segunda vinda de Cristo será manifestada com sua presença. Certamente, física e gloriosa. Portanto, não será secreta. Todavia, visível a todo o olho. Consequentemente, “Então, se alguém vos dizer: Olhai, o Cristo está aqui, ou ali, não acrediteis” (Mt 24:23).

Definitivamente, “todo olho o verá, até mesmo os que os transpassaram”. Indubitavelmente, diz respeito a todas as pessoas de todas as erras passadas. Bem como, até o presente momento da vinda de Jesus. Inclusive, pelos próprios judeus. Logo, não será invisível e nem secreta como muitos apregoam. Afinal, será algo extraordinário como bem Jesus ensinou em Mateus 24:27 “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem”.

Ao mesmo tempo, alegrará aos olhos dos crentes e aterrorizante para os olhos dos incrédulos. Então, algo nunca visto será testemunhado por toda raça humana. Certamente, o cumprimento profético da segunda volta de Jesus Cristo.

Todavia, cabe ressaltarmos que a vinda de Cristo. Certamente, é um assunto tratado desde os profetas. Contudo, os profetas de acordo com Louis Ber (p. 641, 2010) “não distinguem claramente uma dupla vinda de Cristo”. Afinal, na primeira vinda Cristo viria em humilhação. Bem como, na segunda em glória. Neste sentido, os judeus não reconheceram a Jesus como o Messias. Então, rejeitaram a sua primeira vinda. Todavia, aguardavam o Cristo com a característica da segunda vinda, ou seja, um Cristo glorioso como bem expressou Donald D. Turner (p. 9, 2012)

“Em primeiro lugar, os hebreus não compreendiam as duas classes de profecias: uma referindo-se à primeira vinda, em humilhação, para morrer; e as outras referindo-se à sua segunda vinda, em glória, para reinar. Esperavam a segunda vinda, porém a primeira, consideravam-na como uma ofensa.”

Nestes aspectos, podemos citar como profecias do Antigo Testamento. Bem como, falando sobre a segunda vinda do Messias Zacarias 14:3-5, Malaquias 3:1, Ezequiel 21:26-27. Além disso, encontramos o testemunho de João Batista como lemos em Lucas 3:3-6. Jesus falou sobre seu retorno como lemos em Mateus 24:30, 25:19, 31, 26:64; João 14:2-3. Os anjos Atos 1:11. Os apóstolos como verificamos em Atos 3:20, 21; Filipenses 3:20; 1Tessalonicenses 4:15-16; 2Tessalonicenses 1:7, 10; Tito 2:13; Hebreus 9:28.

Nestes aspectos, a segunda volta de Jesus é destacada por um conjunto de testemunho. Certamente, pelos profetas, por João Batista, por Jesus, pelos anjos e pelos apóstolos. Consequentemente, por todos aqueles que creem no nome santo e bendito de Jesus. Bem como, ao longo destes mais de 20 séculos de cristandade. Logo, somos as testemunhas de nosso tempo. Então, precisamos pregar e testemunhar que Jesus Cristo está voltando.

Ao passo que, preguemos e testemunhemos. Certamente, precisamos chamar nossos contemporâneos ao arrependimento. Consequentemente, leva-los a fé salvadora. Bem como, a conversão genuína pela pregação do evangelho como lemos em Romanos 10:17 “A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus”.

Em suma, este é o grande tema de Apocalipse. Certamente, a gloriosa vinda de Jesus Cristo. Bem como, sua vitória sobre todas as forças do mal. Logo, nos transporta para a certeza que está no controle de todas as coisas. Neste sentido, o servo pode ficar tranquilo e feliz respectivamente. Primeiro, pela graça e paz da parte do Deus triúno (Ap. 1:4). Segundo, por ser bem aventurado por lê, ouvir e guardar a palavra desta profecia (Ap 1:3).

Cabe ressaltarmos, do testemunho dos Anjos (Atos 1:11) sobre o retorno de Cristo até sua volta. Certamente, várias ações aconteceriam. Bem como, de sua vitória sobre seus inimigos. Então, sobre a meretriz, a besta, o falso profe­ta, o dragão, os incrédulos e por último a morte.

Quando Jesus voltará?

Já se passaram quase dois milênios. Certamente, muitas das coisas ditas em Apocalipse já se cumpriram. Bem como, outras ainda vão se cumprir. Aliás, o seu próprio retorno. Contudo, o livro de apocalipse é um desvendar dos planos de Deus aos seus servos. Neste sentido, a igreja está em uma grande perspectiva aos acontecimentos e fatos. Todavia, quando Jesus voltará?

Definitivamente, em relação a sua volta. Certamente, ninguém sabe. Contudo, este ainda será o tema de nossa próxima ministração, onde traremos maiores detalhes de sua vinda. Bem como, abordaremos os sinais descrito na Escritura.

 

Considerações Finais

Na “4 exposição bíblica em apocalipse” aprendemos sobre a “epiphaneia” e a “parousia” de Jesus Cristo, ou seja, sobre a sua segunda vinda. Nestes aspetos, abordamos que em seu retorno. Certamente, será física e gloriosa. Portanto, não será secreta. Todavia, visível a todo o olho. Além disso, será de forma extraordinária. Bem como, visível a todo olho. Inclusive, pelos próprios judeus.

Neste sentido, alegrará aos olhos dos crentes e aterrorizante para os olhos dos incrédulos. Contudo, o segundo retorno de Jesus Cristo. Certamente, foi assunto de muitas testemunhas. Bem como, pelos profetas, por João Batista, por Jesus, pelos anjos e pelos apóstolos.

Definitivamente, este é o grande tema de Apocalipse. Certamente, a gloriosa vinda de Jesus Cristo. Bem como, sua vitória sobre todas as forças do mal. Além disso, fomos desfiados a refletir nossa fé e compromisso com o reino. Logo, fomos confrontados sobre a nossa perspectiva da segunda vinda de Jesus. Afinal, pensamos e agimos como se Jesus voltasse a qualquer hora ou não nos preocupamos com seu retorno?

Nestes aspectos, quais implicações caso Jesus voltasse neste exato momento? Estaríamos preparados para morarmos nas mansões celestiais ou ficaríamos de fora do reino?

4-exposicao-biblica-em-apocalipse

AJUDE O SITE, DOANDO OU COMPRANDO ATRAVÉS DE PARCEIROS!


Descubra mais sobre Nilson Sergio Lima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

4 EXPOSIÇÃO BÍBLICA EM APOCALIPSE 1:5-6