Confiante nas promessas de Deus, Abrão, acompanhado por seu sobrinho Ló, deixam sua parentela e partem em uma jornada de fé. No decorrer do caminho, ambos são abençoados pelo Senhor, de maneira que precisam se separar, pois a terra era incapaz de suportar todas as suas posses.
Abrão, então, concede a Ló a possibilidade de escolher em qual local residiria. Ele decide seguir em direção a um vale e, posteriormente, viver em Sodoma, uma cidade conhecida por suas maldades e prática do pecado. Essa decisão foi um marco para a família de Ló.
Após terem se mudado para aquela região, o seu lar passou pela triste experiência de um sequestro, suas filhas foram obrigadas a construir laços com homens perversos e seus familiares foram influenciados por uma cultura que não amava a Deus. A decisão de Ló foi o fator determinante para que sua família fosse exposta ao perigo.
Diariamente, tomamos decisões que afetarão tanto a nós
quanto a vida das pessoas que amamos. Fazer escolhas faz parte da vida. A fim de valorizarmos o nosso lar, precisamos avaliar quais as consequências das nossas decisões e julgar se determinada
escolha não expõe a nossa família ao perigo.
Decisões impensadas ou tomadas no calor do momento podem se tornar o primeiro passo para que problemas maiores toquem as nossas vidas e soframos perdas irreparáveis. Antes de qualquer escolha, sempre consulte a Palavra de Deus e tenha a certeza de que está conduzindo os seus familiares na direção da vontade do Senhor. Escolhas sábias não priorizam o imediatismo ou tentam atender a impaciência do coração.
Escolhas sábias priorizam os fundamentos de um viver correto e buscam a genuína felicidade que só pode ser encontrada em Deus. Conduzir a sua família para perto de Jesus é a melhor decisão que você pode tomar para si mesmo e para o seu lar.
A Bíblia diz que Jesus é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14.6). Quando Cristo é o centro da família, cada pessoa passa a entender que é melhor viver diante da presença do Senhor do que flertar com os males deste mundo.
Em Jesus, aprendemos a cuidar das pessoas que Deus colocou ao nosso lado, passamos a valorizar aquilo que o Senhor prioriza e vivemos pelo ideal do Reino de Deus. Portanto, jamais exponha a sua família ao perigo! Pelo contrário, assuma o compromisso de levar a sua família para perto de Jesus!