2 Exposição Bíblica em Marcos

O Ministério de Jesus

Marcos 1:2-8

nslima-foto

Autor: Nilson Sergio Lima

Profissão de Fé Cristão Evangélico a 15 anos, batista e e obreiro da 1ª Igreja Bastista em Mata Roma, pastoreio esta amada igreja a 6 anos. Formação acdêmica Bacharel em Administração Pública pela (UEMA). Servidor Público a mais 17 anos. Na área teológica, concludente do Curso de Capacitação Teológica pelo Centro de Treinamento Bíblico para Pastores – CTBP.  Portanto, nossas publicações buscar conciliar conhecimento e experiência para ajudar pessoas na sua vida espiritual.

Ouça Agora!

Introdução

Continuando nosso estudo no Evangelho. Seguindo, com a 2 Exposição Bíblica em Marcos sob o título “O Ministério de Jesus”. Certamente, ajudará a compreender o plano de salvação.

Nestes aspecto, compreenderemos os propositos eternos de Deus em Cristo Jesus no Poder do Espírito Santo. 

Portanto, passaremos a fazer alguns apontamentos. Certamente, de acordo com os registros de Marcos.

marcos-1

1ª APONTAMENTO: Ministério de Jesus profetizado (Marcos 1:2-3)

Primordialmente, é interessante observamos que o princípio do evangelho. Certamente, relatado por Marcos não era algo novo. Contudo, refere-se sobre o começo do ministério de Jesus Cristo. Bem como, já estava escrito nos profetas.

Neste sentido, Marcos faz a citação do texto bíblico do Antigo Testamento.

“Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas”. (Marcos 1:2-3).

Definitivamente, este texto é uma combinação de três porções do Antigo Testamento como apontado por James R. Edwords.

“a referência ao envio do mensageiro no versículo 2 segue a primeira metade de Êxodo 23:20 e de Malaquias 3.1 […] A maior parte da combinação de textos aparece no versículo 3 que reproduz Isaías 40.3 de forma praticamente exata” Edwards, James R. O Comentário de Marcos (p. 55, 2018)

Nestes aspectos, claramente somos levados a uma grande personagem bíblico, a saber, João Batista que foi o precursor de Jesus. Bem como, preparando o caminho para seu ministério público.

2ª APONTAMENTO: Ministério de Jesus preparado (Marcos 1:4)

Ainda, de acordo com o mesmo autor Isaías 40:3. Claramente, é citado pelos quatro evangelistas como referência a João Batista e que de fato é apontado por Marcos no v. 4.

Nestes aspectos, podemos afirmar que o versículo 2 está intimamente ligada com o versículo 4.

Em outras palavras, entendemos que a missão e/ou tarefa de João Batista era é de preparar o caminho para a vida e o ministério de Jesus que de acordo com James R. Edwords traz uma série de implicações.

“A passagem 1:2-3, por conseguinte, apresenta João Batista como o precursor de Jesus divinamente ordenado, e Jesus como a manifestação de Deus. A citação tem ainda o efeito de ligar a vida e ministério de Jesus com o Antigo Testamento. Jesus não é uma ideia tardia de Deus, como se um plano de salvação anterior tivesse dado errado. Antes, Jesus está em continuidade com o trabalho de Deus em Israel, o cumpridor da lei e dos profetas (Mt 5:17)”

Portanto, a natureza profética como citação nos evangelhos. Certamente, corrobora como prova cabal que Jesus é o Messias prometido. Inclusive, traz nele a figura do próprio Deus encarnado. Bem como, lemos em Colossenses 1:15 “O qual é a imagem do Deus invisível […]”. Além disso, demonstra o cumprimento dos planos de Deus em Cristo Jesus no plano de salvação.

Esta abordagem em Marcos, corrobora com o nosso Ensino da EBD de hoje. Bem como, tratamos sobre os testes para um livro da bíblia ser considerado canônico apontado por Mock (Mark), Dennis (p. 97, ) se observava se o livro é:

  • Credenciado – ele contém a Palavra de Deus?
  • Profético – ele foi escrito por homens de Deus?
  • Autêntico – ele é historicamente confiável
  • Dinâmico – ele tem poder para transformar a vida?
  • Aceito – ele foi reconhecido e usado pela igreja?

Portanto, o Evangelhos segundo Marco é a palavra de Deus. Afinal, foi escrito por um servo de Jesus Cristo. Bem como, autêntico e confiável. Logo, dinâmico. Pois, tem o poder de transformar vida e certamente, foi reconhecido e usado pela igreja ao longo dos séculos.

3ª APONTAMENTO: Ministério de Jesus Testemunhado (Marcos 1:5-8

Em seguida, constatamos que Marcos não trata sobre o nascimento de Cristo. Bem como, de seus primeiros anos de vida. Todavia, introduz o evangelho diretamente ao ministério público de Jesus. Logo, começando seu relato pelo seu batismo e, em seguida sua tentação (v. 9-13).

Nestes aspectos, João Batista ganha destaque. Indubitavelmente, por ser o mensageiro do Senhor. Afinal, na preparação de seu caminho. Certamente, Marcos dar ênfase ao ministério de João. Primeiramente, batizando no deserto. Segundo, pregando batismo de arrependimento, para remissão dos pecados v. 4.

Nestes aspectos, de acordo com o Comentário Bíblico Moody (p. 91, ) “A palavra batizar significa mergulhar ou submergir e assim se refere à imersão. Logo, um princípio Batista. Bem como, de batizar por imersão seus membros. Além disso, tratava-se de um batismo de arrependimento.

Mas, o que isso significa?

Ainda, De acordo com o Comentário Bíblico Moody (p. 91, ) se refere “a uma íntima mudança de direção e proposito, um afastamento do pecado em direção a justiça”. Logo, João pregava arrependimento para remissão dos pecados.

Neste sentido, sem arrependimento não há salvação. Pois, a Escritura é bem clara. Especialmente, no Novo Testamento.

No versículo 5, encontramos uma beleza de estilo literário. Bem como, Marcos usa uma hipérbole para descrever que toda Judéia e Jerusalém ia ter com ele v. 5. Afinal, um exagero resultante da significação linguística. Contudo, cabe ressaltarmos que sua força atrativa era sua pregação e testemunho.

Como resultado, pregava arrependimento e, testemunhava sobre a chega de Jesus Cristo v. 7-8.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A 2 Exposição Bíblica em Marcos sob o título “O Ministério de Jesus”.  Como resultado, aprendemos que desde os profetas. Certamente, já se falavam do evangelho. Contudo, não na forma do Novo Testamento. Mas, na literatura profética. Afinal, encontrada desde o Antigo Testamento. Bem como, observamos o apontamos em Marcos 1:2-3.

Além disso, anterior aos profetas achamos no livro de Gênesis. Certamente, o chamado de Proto-evangelho, em Gênesis 3:15 a promessa de um salvador a Adão e Eva.

No Novo Testamento, surgem João Batista. Claramente, anunciando a salvação prometido por Deus a Adão e Eva. Bem como, preparando o caminho para a vida e ministério de Jesus. Dessa forma, o povo estava preparado para receber o messias, ou seja, o salvador prometido por Deus.

Definitivamente, tais fatos foram observados e narrados por Marcos de forma clara e objetiva. Certamente, movido a escrever pelo testemunho do Apóstolo Pedro. Contudo, inspirado pelo Espírito Santo.

Além disso, Marcos não se preocupa com os primeiros anos da vida de Jesus. Ao passo que, seu evangelho inicia a partir do ministério público de Jesus.  Bem como, de seu batismo e, em seguida sua tentação (v. 9-13).

Neste sentido, a preparação descrita na pessoa de João Batista. Certamente, estava voltada a algumas ações. Primeiramente, sua mensagem anunciando a chegada do Messias. Segundo, o batismo de arrependimento através do elemento água. Conforme, lemos um princípio Batista. Bem como, de batizar por imersão seus membros.

Por fim, a 2 Exposição Bíblica em Marcos sob o título “O Ministério de Jesus”. Certamente, é uma profunda reflexão sobre o amor de Deus aos homens perdidos.

Deixe sua reação abaixo sobre este post

 

Ao clicar nas opções abaixo será direcionado para outro site. Todos estão associados a nilsonsergiolima.com.br.

Veja também: Confira abaixo:

Teste seu conhecimento bíblico


Descubra mais sobre Nilson Sergio Lima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 Exposição Bíblica em Marcos