2 Exposição Bíblica em 1 Pedro: Uma viva esperança!

ASSISTA AO VÍDEO

I Pedro 1:3-9

A) INTRODUÇÃO

A “2 Exposição Bíblica em 1 Pedro” trata da temática “Uma Viva Esperança”. Certamente, reacende a fé cristã. Contudo, aprendemos nos versículos anteriores sobre a situação do povo de Deus no mundo, onde foi abordado o ódio do mundo pelos crentes, mas amados por Deus. 

Estes dois aspectos, é devido a uma viva esperança que os servos de Deus depositam na pessoa de Jesus Cristo, enquanto outros tem depositados suas confianças em coisas passageiras ou em falsas esperanças e aqui poderíamos listar muitas coisas, mas gostaria como proposta introdutória citar apenas algumas e a primeira de todas é quando nos esperançamos somente de questões desta própria vida; pois em relação a própria vida temos como recomeça a própria morte (Rm 6:23).

Neste sentido, sem Cristo nossa herança é a condenação eterna; os bens materiais adquiridos nesta terra como herança são perecíveis onde a traça e ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; a nossa juventude e força um dia se acaba, vemos nossa saúde, um dia se ir embora e sentimos como herança do pecado angustia, dor e sofrimento.

Todavia, o apostolo Pedro começa no v. 3 bendizendo a Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo porque há esperança em meio a perseguição e sofrimento e muito mais do quer qualquer esperança sonhada pela mente e coração humano, há uma esperança que vem de Deus nosso Pai na pessoa do seu filhos amado Jesus Cristo.

Por isso, o Apostolo Pedro nos apresenta como uma viva esperança que foi alcançada pela ressurreição de Jesus Cristo, que traz como resultado um novo nascimento pela fé em Jesus Cristo, o que nos faz recipientes de uma  herança incontaminada e eterna, pelo poder de Deus mediante a fé para alegria da salvação.

Nesta oportunidade quero expressar alguns motivos porque os crente possuem uma viva esperança, mesmo em meio as tribulações da vida.      

1) HÁ UMA VIVA ESPERANÇA: PORQUE TEMOS uma herança INCONTAMINÁVEL E ETERNA v. 4ª

Ora, o pecado gerou em nós uma herança corruptível, que afetou todo nosso ser, como:

  1. A decadência do corpo, que é a corrupção física (Sal. 16:10).
  2. 2. A ruína moral causada pelo pecado, que é a corrupção moral (Deu. 9:12).
  3. 3. A ruína eterna, todos destituído da glória de Deus, devido o pecado (Rm 3:23).

No entanto, pela graça de nosso bom Deus, pela fé em Jesus Cristo, lemos em I Pedro 1:4 que somos chamados “para uma herança incorruptível (incontaminável) que jamais perecerá ou perderá seu valor, guardada nos céus para vós”. Ô glória!!!!

Olhando para esta passagem bíblica nossa esperança está nos céus meu irmão e minha irmão. Quantas vezes não perdemos nosso valor? No amor, no namoro, na família, no trabalho, nas amizades simplesmente porque somos falhos e porque falhamos somos desvalorizados pelos homens; mas, no que diz concernente a Deus temos a certeza que somos amados, pelo fato de Deus já haver provado todo o seu amor por nós.       8. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.     9. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.    10. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:8-10    

Todavia, este amor tem que ser reciproco e ter como marca a gratidão, porque fomos justificados pelo sangue de Jesus e salvos da ira de Deus e fomos reconciliados com Deus pela vida de Jesus para vivermos a sua vida, por isso recebemos uma herança incorruptível, como também lemos em I Coríntios 15:53 “Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

Neste sentido aprendemos, que uma herança incorruptível tornará o homem íntegro e reto Diante de Deus e dos homens e que este não se sujeitará a corrupção ou a decadência. CONSEQUENTEMENTE, se apresentará diante de Deus incontaminável, ou seja, Não manchado, não corrompido, puro, imaculado e tal relacionamento se dará de forma eterna, incessante, ou seja, sem fim; eternamente

2) HÁ UMA VIVA ESPERANÇA: PELO PODER DE DEUS, MEDIANTE A fé para salvação v. 5

O texto bíblico em 1 Pedro, nos traz uma série de informações sobre a herança incorruptível, incontaminável e eterna, para que não hajam dúvidas da origem do poder transformador do ser humano: primeiro, sua origem: é Deus, segundo mediante a fé e terceiro com o propósito para salvação.

Nestes aspectos, quem nos garante a salvação é o Poder de Deus. Expressão esta que vem do grego dunamis, que segundo I Co 1:8 é o evangelho. Cabe ainda ressaltarmos, que a salvação já é alcançada e desfrutada pela fé e estar preste para se revelar, no último dia v. 5b, que também é conhecido ou chamado de Dia do JUÍZO 4, (Jo 6.39).

Nestes aspectos, a nossa esperança está firmada no pilar da verdade que é a própria palavra de Deus (Jo 17:17) na qual temos crido e confiado e não no homem e nem nas religiões ofertadas pelo mundo, mas pelo próprio Deus em Cristo Jesus (Jo 15:6) e quando Jesus voltar seremos revelados como filhos honrados e nossas humilhações se transformarão em glória, nossas tribulações em vitória e nossas tristezas em alegria.

3) HÁ UMA VIVA ESPERANÇA: porque TRAZ UMA GRANDE ALEGRIA v. 6-8

Como lemos em I Pedro 1:4 que somos chamados “para uma herança incorruptível (incontaminável) que jamais perecerá ou perderá seu valor, guardada nos céus para vós”. Todavia, não estamos isentos de passarmos um pouco de sofrimento, devido as tentações nesta presente vida.

Neste sentido, podemos perguntar, por que sofremos?

  1. Para sermos provados v.7 “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo”

Esta é a verdadeira demonstração de nossa fé, quando suportamos as provas desta vida, que será revelada no dia de Jesus Cristo. E nesta demonstração será vista em três grandes aspectos “se ache em louvor, e honra, e glória”.

Neste sentido, nos vem a mente as palavras de Jesus Cristo em Mateus 25:34 “vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino preparado desde a fundação do mundo”.

Quão maravilhoso será neste dia para os que ouvirem estas palavras de Jesus?

E quão horríveis serão as palavra do Mestre para aqueles que não creem em seu nome e se firmaram em mentira em Mateus 25:41 “Mas o Rei ordenará aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos! Apartai-vos de mim. Ide para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos”.

A salvação em Cristo é o resultado daqueles que não o rejeitam o filho de Deus, como bem expressa Pedro no versículo 8 “Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo indescritível e glorioso”. Já o fogo eterno é o resultado para aqueles que não creram e continuaram em desobediência, rejeitando ao Senhor da glória e provocando e zombado aos que creem em Cristo Jesus, mas que serão reconhecidos e honrados pela sua fé e perseverança.

4) HÁ UMA VIVA ESPERANÇA: PORQUE É SALVAÇÃO DE NOSSA ALMA. V. 9

Este versículo nos traz uma série de implicações bíblica e teológicas desencadeadas nos versículos acima, mas que nos remete a uma série de reflexões na expressão salvação de vossas almas, como;

1º ALMA: Como Ao princípio da vida:

2º ALMA: Como Substância incorpórea, imaterial, invisível, criada por Deus à sua semelhança; fonte e motor de todos os atos humanos.

3º ALMA: Como Pessoa considerada como dotada de afetos e paixões:

Todas estas áreas humanas afetada pelo pecado, mas em Cristo restaurada, para glória de Deus!

B) CONCLUSÃO

 Aprendemos na “2 Exposição Bíblica em 1 Pedro” sobre uma viva esperança, de acordo com o 1:3-9. Bem como, em meio aos sofrimentos da vida, como consequência do pecado há uma viva esperança alcançada pela ressurreição de Jesus Cristo e através desta viva esperança alcançado pelo novo nascimento nos tornamos herdeiros de uma tão grande herança nos céus, como:

  1. é uma herança incontaminável e eterna v. 4ª
  2. é uma herança pelo poder de deus, mediante a fé para salvação v. 5
  3. é uma herança de alegria v. 6-8
  4. é uma herança de salvação de nossa alma. v. 9

Por fim, devemos nos regozijar nestas heranças e perseverar sobre as aflições da vida, pois, em Cristo já somos recipientes de todas estas maravilhosas herança pela graça de nosso Deus, mediante a fé em Cristo Jesus no poder do Espírito Santo. amém!

2-exposicao-biblica-em-1-pedro

AJUDE O SITE, DOANDO OU COMPRANDO ATRAVÉS DE PARCEIROS!


Descubra mais sobre Nilson Sergio Lima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 Exposição Bíblica em 1 Pedro 1:3-9: Uma viva esperança!