11 EXPOSIÇÃO BÍBLICA EM APOCALIPSE
INTRODUÇÃO
Mais um passo dado! Chegamos a “11 Exposição Bíblica em Apocalipse”. Bem como, nesta longa caminhada na exposição bíblica no livro de Apocalipse. Certamente, passamos por grandes fatos, descrito por João. Então, na “10 Exposição Bíblica em Apocalipse”, aprendemos sobre a gloriosa glória de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Então, iremos discorrer hoje sobre a temática “não temas”. Certamente, descrita em Apocalipse 1:17 e suas implicações na vida dos servos de Deus em Cristo Jesus.
VERSÍCULO 17
Este versículo é resultado da grande visão que João teve. Certamente, da glória de Jesus Cristo. Bem como, descrita em Apocalipse 1:13-16. Pois, foi algo tão espantoso que João caiu a seus pés de tão aterrorizado que estava. Contudo, Jesus põe sua mão sobre João. Afinal, lhe dando uma palavra confortadora “não temas”. Então, Jesus declara “eu sou o primeiro e o último.
Mas, o que tais palavras significam para de fato confortar o coração humano cansado e muitas das vezes abatido? Bem como, diante das circunstâncias da vida?
Cabe aqui uma reflexão. Pois, certamente estas palavras só farão sentido quando se tem intimidade com quem fala. Bem como, referente ao relacionamento de Deus com seu povo. Logo, este é um testemunho encontrado na Escritura de Gênesis a Apocalipse.
“NÃO TEMAS”
A exemplo destes fatos, lemos em Gênesis 15:1 “Depois dessas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão eu sou o teu escudo; o teu galardão será muito grande”. Neste sentido, testemunhamos as ricas bençãos de Deus sobre a vida Abraão. Pois, de fato se tornou pai de multidões.
Ainda, lemos em Gênesis 26:24 “Apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, pois, eu sou contigo; eu te abençoarei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo”. Aqui aprendemos, que Deus é Deus que guarda a aliança que faz com seus servos. Bem como, Deus é fiel para cumprir a Isaque e todos que creem em sua palavra todas as suas promessas. Glória a Deus!!
Da mesma forma, Deus encoraja a Jacó como lemos em Gênesis 46:3 “Disse Deus: Eu sou Deus, o Deus de teu pai. Não temas descer ao Egito, pois, eu te farei uma grande nação. Nestes aspectos, “não temas” proferido pelo Senhor Deus aos seus servos, sempre é seguido de uma promessa. Contudo, Deus espera de seus servos em crer na sua palavra. Bem como, de um relacionamento de confiança no enfrentamento das dificuldades. Além disso, fidelidade e gratidão nas bençãos.
Nestes aspectos, olhamos o horizonte que está diante de nós. Contudo, Deus olha o que está além de nossas vistas cansadas e embaraçadas pelo pecado. Logo, num relacionamento de confiança, olhamos pelas lentes da fé, e o Senhor Deus vai nos concedendo vitória sobre os perigos a frente a cabo de cada passo que damos na vida. Assim, foi com Abraão, Isaque e Jacó e com toda nação de Israel.
Na caminhada com Deus. Certamente, a nação de Israel experimentou tais experiências. Além, de Abraão, Isaque e Jacó. Por exemplo, Moisés ouviu e testemunhou a força da frase dita por Deus “Não temas”. Certamente, quando os inimigos o cercavam. Bem como, o Rei de Basã, Orgue veio para peleja contra Israel, lemos em Números 21:34 “Disse Deus a Moisés: Não temas, pois, eu o dei nas tuas mãos, a ele, a todo o seu povo e a sua terra, e tu lhe farás como fizeste a Seom, rei do Amorreus, que habitava em Hesbom”.
Além disso, após a morte de Moisés. Certamente, Deus encoraja a Josué. Afinal, teria grandes desafios a frente. Bem como, liderar a nação de Israel e através de sua liderança dar a vitória da promessa a nação de Israel. Então, o povo conquistaria a promessa da terra de Canãa prometida a Abraão, Isaque e Jacó. Contudo, travariam grande batalhas com as nações e povos da terra por isso lemos em Josué 1:9 “não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo. Não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde andares”.
Outro exemplo, dessa verdade inabalável é o profeta Daniel. Afinal, mesmo que o homem de Deus venha a entristecer pelas circunstâncias da vida. Indubitavelmente, ao ouvir a voz do Senhor suas forças revigoram e sua alegria volta. Então, lemos em Daniel 10:2-3 que ficou triste por três semanas e nenhum alimento físico o satisfazia. Contudo, ao ouvir o alimento espiritual, ou seja, a palavra da parte do Senhor. Logo, Daniel é fortalecido e animado como lemos em Daniel 10:19 “Disse ele: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo. Falando ele comigo fiquei fortalecido e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste”. Ô glória!!
Portanto, aprendemos que o efeito da palavra “não temas”. Certamente, encoraja e fortalece o servo de Deus a enfrentar as batalhas que estão além daquele horizonte que a visão humana alcança. Bem como, com as lentes da fé, atingimos um espírito inabalável. Neste sentido, vivemos pela fé e nossa resposta é afirmada como está Escrito em Hebreus 10: 38-39 “Mas, o justo viverá pela fé. E se retroceder, não me agradarei dele. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos”.
Além disso, de maneira idêntica ao antigo testamento Deus em Cristo no Novo Testamento nos encoraja a enfrentar, os desafios e perigos que estão a nossa frente.
Por exemplo, encontramos Jesus falando a Jairo na ocasião da morte de sua filha, que a última palavra não é do homem. Mas, de Deus! Então, enquanto os homens diziam – está morta! lemos em Marcos 5:36 “Jesus, porém, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: não temas, crê somente”. Afinal, crê é ir além das impossibilidades humanas.
Neste sentido, a morte está além da possibilidade humana. Contudo, lemos Jesus falando em Mateus 19:26 o que é impossível para os homens e possível para Deus. Então, aquele que ordenou que o mar e os ventos se acalmassem. Certamente, ordenou que a menina se levantasse (Mateus 19:41-42). Então, avançamos pela fé em Deus em Cristo Jesus no poder do Espírito Santo.
Além disso, não consigo deixar de ver a frase “não temas” no contexto de Mateus 28:18-20. Pois, apesar de não identificamos a frase de forma explicita. Certamente, ela se encontra de forma implícita. Bem como, diante dos desafios que os discípulos de Cristo enfrentariam diante dessa árdua tarefa, dada pela grande comissão de fazer discípulos. Bem como, indo, batizando e ensinando homens e mulheres de todos os tempos e épocas. E neste ínterim ter que enfrentar todo tipo de tribulação, sofrimento e dor até a sua gloriosa volta. Afinal, começando por Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra no poder do Espírito Santo (Atos 1:8)
Nestes aspectos, fazendo com que muitos alcancem a salvação entre as nações do mundo inteiro. Consequentemente, alcançando a Canaã Celestial. Afinal, Jesus Cristo é o nosso Josué. Então, assim como Josué liderou o povo de Israel até a terra de Canaã. Certamente, Jesus está nos guiando a Canaã Celestial no poder do Espírito Santo. Bem como, pela sua vitória obtida na cruz do calvário.
Voltemos a Ilha de Patmos, na cena na qual o velho apóstolo João se encontra. Certamente, aterrorizado. Bem como, expressou caído aos pés de Jesus Cristo glorificado como morto. Afinal, diante de tanto pavor ouve a voz e a frase inconfundível de Cristo “não temas”. Além disso, Jesus o segura pela mão direita. Provavelmente, lhe transmitindo segurança e poder. Afinal, quando servimos a Deus, não precisamos teme-lo, mas de amá-lo, servi-lo e adorá-lo.
Consequentemente, a esta ordem e ação gerou um efeito positivo e restaurador em João. Pois, a ordem aos seus servos. Bem como, no Antigo e no Novo Testamento apontavam encorajamento para realização de tarefas futuros e de grandes desafios.
Além disso, preparação para recebimentos de grandes bençãos. Por exemplo, a Abraão ser pai de multidões; a Daniel, fortaleceu para visão; Josué encorajou para conquistar a terra de Canãa. Nestes aspectos, João tinha uma tarefa muito importantes. Certamente, escrever sobre toda a revelação. Bem como, referentes ao passado, presente e futuro (v. 19).
Neste sentido, a palavra “não temas”. Certamente, recobrou o velho apostolo que aquele que lhe falava. Indubitavelmente, é a voz daquele que nos ama, em seu sangue nos lavou dos nossos pecados e nos fez reis e sacerdotes para seu Deus e Pai (Ap. 1:5-6).
Além disso, a palavra “não temas” recobrou a João que ele seria uma benção aos destinatários da mensagem. Bem como, a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodiceia (Ap 1:11). Dessa forma, entendemos que a mensagem é para a igreja em sua totalidade. Em outras palavras, da igreja primitiva até o dia da vinda de Cristo.
Como resultado, todo olho o verá e todas as tribos da terra se lamentarão (Ap 1:7). Afinal, não se tornaram bem-aventurados muitos desta gente de todas as nações. Certamente, pela incredulidade do coração. Pois, não ouviram e nem creram nas palavras desta profecia (Ap 1:3).
O PRIMEIRO E O ÚLTIMO
Definitivamente, não creram naquele que é eterno. Bem como, soberano (Ap 1:17). Afinal, diante deste título “o primeiro e o último” de acordo com a Bíblia de Estudo MacArthur “Jesus Cristo aplica esse nome de Javé do AT (22.13; Is 41.4; 44.6; 48.12) a si, reivindicando claramente ser Deus”. Contudo, mesmo sendo Deus. Certamente, realizou um sacrifício eterno em favor dos perdidos. Então, diante desta afirmativa só podemos expressar como lemos em Hebreus 2:3 “como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em conclusão, a “11 Exposição Bíblica em Apocalipse” tratamos sobre a temática “não temas”. Certamente, descrito por João mediante aquela inconfundível voz seguida de sua visão em Apocalipse 1:17. Além disso, traçamos um paralelo desse episódio. Bem como, com outras situações tanto no Antigo Testamente, quanto no Novo Testamento. Em síntese, as muitas vezes que o Senhor Deus fortaleceu seu povo e suas implicações na vida dos seus servos.
A exemplos desses fatos, falamos sobre Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Josué, Daniel, Jairo, e nos referimos a todos os discípulos de Cristo. Contudo, o espaço neste pequeno texto é pequeno para tratarmos de todas as vezes que a palavra “não temas” ecoou na mente e no coração dos servos de Deus. Indubitavelmente, encontramos na Escritura 365 vezes a frase “não temas”. Afinal, um “não temas” para cada dia do ano.
Além disso, não podemos deixar de observar o cuidado de Deus. Bem como, de encorajar seu povo, tanto no sentido de preparar para enfrentar as diversidades da vida; quanto para receber grandes bençãos.
Nestes aspectos, benção e dificuldade andam juntos quando se trata do povo de Deus e de seu respectivo relacionamento. Contudo, com Deus a vitória é garantida e as promessa cumprida. Bem como, basta não temermos as tribulações e aflições da vida. Certamente, basta obedecermos a voz do Senhor Deus em Cristo Jesus no poder do Espírito Santo.
Neste sentido, devemos olhar para as promessas de Deus a Israel. Bem como, prometida a Abraão no Antigo Testamento. Certamente, cumprida com a chegada a terra prometida na liderança de Josué entre muitas outras. Além disso, olhar para a promessa de salvação em Cristo Jesus. Indubitavelmente, conquistada na cruz do calvário a todo aquele que crer.
Dessa forma, encontramos Jesus recobrando o ânimo do velho apóstolo João. Certamente, “não temas” lhe fortaleceu para completar sua tarefa. Bem como, de escrever a revelação do referido livro que estamos estudando e expondo.
Como resultado, está é uma mensagem universal. Bem como, diz respeito a todas as igrejas representadas pelas sete igrejas descritas na Ásia Menor. Em outras palavras, da igreja primitiva até o dia da vinda de Cristo.
Portanto, a “11 Exposição Bíblica em Apocalipse”, é uma palavra de fortalecimento para a igreja do Senhor nestes últimos dias. Certamente, “não temas” continua a ecoar no coração de homens e mulheres atualmente. Afinal, mesmo enfrentando lutas, perseguições e as mais diversas tribulações continuam firmes no proposito de amar, servir e adorar aos Senhor Deus em Cristo Jesus no Poder do Espírito Santo. Amém!
REFERÊNCIAS
BÍBLIA DE ESTUDO ARQUEOLÓGICA NVI. EDITORA VIDA
bíblia thompson. Complicado e redigido por Frank Charles Thompson. Almeida Edição
Bíblia de Estudo MacArthur . Barueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.
Comentário Bíblico Apocalipse. Software de TheWord.
Lopes, Hernandes dias. Apocalipse. Software de TheWord.
Osborne, Grant R. Apocalipse: comentário exegético. tradução de Robinson Malkomes, Tiago AbdallaT. Neto. – São Paulo: Vida Nova, 2014.
Pinto, Alefe Luís; Pinto, Alefe. Apocalipse: uma interpretação exaustiva: Versículo por Versículo – Revelando o Oculto . Alefe Luís Pinto. Edição do Kindle.
AJUDE O SITE, DOANDO OU COMPRANDO ATRAVÉS DE PARCEIROS!
Compartilhe isso:
Tópicos da Publicação
Toggle