1 EXPOSIÇÃO BÍBLICA EM APOCALIPSE

ASSISTA AO VÍDEO

Apocalipse 1:1-3

OUÇA O PODCAST

A) Introdução

Primordialmente, a “1 Exposição Bíblica em Apocalipse”, é um convite para fazermos um passeio escatológico por todo Livro de Apocalipses. No entanto, quero deixar bem claro que não sou nenhum especialista em escatologia. Contudo, gostaria de compartilhar meus estudos nesta área.

Por outro lado, a “1 Exposição Bíblica em Apocalipse”. Assim, como todo o estudo bíblico faço com muito temor e tremor. Além disso, utilizo uma série de referência bibliografia. Onde, citaremos as nossas fontes de pesquisa ao longo desta caminhada de cunho cristão, autores que nos apoiarão em nossas análises e conclusões.

Nestes aspectos “1 exposição bíblica em Apocalipses” é um desafio. Contudo, muito prazeroso e de muita responsabilidade. Certamente, por haver por aí muitas inverdades em torno do livro de apocalipse. No entanto, nosso desejo é poder expor todo conteúdo do livro de Apocalipse. Bem como, baseado na verdade das Escrituras. 

Por exemplo, muito ensinam que o livro trata sobre o fim do mundo. Aliás, apocalipse é o fim do mundo como muitos apregoam? Talvez, está seja a tua dúvida e de muitos! Então, levando muitos ao pânico, medo e desespero. Consequentemente, impulsionando as pessoas a não lerem o que está escrito. Inclusive, cristãos.

Logo, este é nosso primeiro apelo – leia o livro de Apocalipse e seja grandemente abençoado como veremos mais a frente. Além disso, constatamos que quase que diariamente surgem novas supostas revelações sobre o fim do mundo. Segundo, alguns alegam ser da parte do próprio Deus tais previsões.

Então, isso me faz lembra de quando criança e especialmente na minha adolescência. Afinal, falavam que não passaríamos do milênio. Então, imagine a cena o ano 1999. Para muitos um número profético, sinônimo de fim do mundo. Bem como, isso aguçava nossa imaginação. Além disso, erramos tomados de espanto e medo.

No entanto, gostaria de reportar brevemente um fato aterrorizante que mexeu muito com a imaginação neste período – o chamado bug do milênio. Contudo, um fato que não aconteceu. Mas, que gerou uma série de especulações catastróficas. Bem como, mísseis nucleares auto se detonariam, que aviões cairiam e tudo que fossem controlados por computadores não funcionariam. Inclusive, que seria o fim da era tecnológica. Já imaginou?

Aqui, poderíamos contar muitas outras histórias. Certamente, relacionadas com fim do mundo ao longo de nossa história. Contudo, o espaço aqui não seria suficiente. Mas, quero falar de alguns fatos mais recentes.

Por exemplo, quem lembra dos três dias de escuridão em 2020? Nada obstante, aterrorizou muitos, sobretudo, diante da pandemia do covid-19. Outro caso recente surgiu sobre uma revelação de um espírito de morte. Bem como, aconteceria no dia 30 de março de 2021.

Enfim, todas estas predições e muitas outras são automaticamente relacionadas com o livro de Apocalipse. Afinal, voltamos a indagar essas revelações estão relacionadas com o livro de Apocalipse? Logo, o livro de apocalipse é para se ter medo ou não? 

Neste sentido, o estudo bíblico em apocalipses. Seguramente, visa responder estas indagações entre outras através da exposição bíblica e teológica do livro de Apocalipse. Todavia, de antemão tranquilizamos que o livro de Apocalipse não é para ser temido.

Tranquilamente, o livro de Apocalipse é com um bálsamo em nossos corações diante do mal e da maldade no mundo. Pois, apesar da aparente vitória do mal. Com certeza, Deus está nos comunicando algo muito importante, ou seja, Ele está no controle de todas as coisas.

Além disso, propomos também responder o significado do termo “apocalipse”. Bem como, para ampliarmos nosso entendimento sobre a temática.

Definitivamente, apresentar o seu contexto histórico que nos conduzirá a sua real compreensão de suas entrelinhas atualmente. 

Vamos lá!

1. O que é apocalipse?

Como já aprendemos, o termo Apocalipse não se trata sobre fim do mundo. Bem como alguns apregoam por aí. Então, o que significa o termo apocalipse? 

Definitivamente, vamos buscar compreeder o termo “apocalipse” em algumas linhas de pensamentos. Primeiramente, “apocalipse” trata-se de um estilo literário.

Mas, o que é um estilo literário?

Então, um estilo literário é um tipo de comunicação disponível na forma de expressão humana. Por exemplo, na literatura bíblica encontramos vários estilos literários. Bem como, provérbios, genealogias, narrativas, poesias, parábolas, história, crônicas, leis e mandamentos entre muito outros.

Nestes aspectos, cada um deste estilo. Certamente, tem suas particularidades. Consequentemente, suas regras para interpretá-las. Logo, o livro de Apocalipse difere no que tange a sua interpretação com outros estilos literário na bíblia.

Com quanto, em ambos os casos de acordo com Fre, Gordon D. no livro “Endentes o que lê” (p. 31, 2011) “a tarefa de interpretar envolve o estudante/leitor em dois níveis. Em primeiro lugar, é necessário escutar a Palavra que eles ouviram; você deve procurar compreender o que foi dito a eles antigamente (exegese). Em segundo lugar, você deve aprender a ouvir essa mesma Palavra aqui e atualmente (hermenêutica)”.

Parece um tanto complicado, não?  Contudo, tanto a exegese; quanto a hermenêutica são regras que auxiliam na interpretação bíblica. Bem como, para que não se façam interpretações ao bel prazer. Enfim, são ferramentas que conduzem o estudante no aprendizado bíblico de forma correta.

Segundo, quanto a semântica, ou seja, o estudo da palavra de acordo com Pinto, Alefe Luís (Edição do Kindle) “A palavra “apocalipse” é uma transliteração do termo grego “apokalypsis” que significa em português “revelação”.

Partindo deste pressuposto semântico,  seguramente o termo “Apocalipse” significa “tirar o véu, des­cobrir, revelar” o que está escondido, ou seja, des­cobrir algo que está encoberto.

Neste sentido, aprendemos na “1 Exposição Bíblica em Apocalipse” que Deus está revelando aos seus servos. Indubitavelmente, sua vitória sobre as forças do mal de antemão. Além disso, utilizou uma forma literária para análise escatológico de seus servos dos fatos. Bem como, contido no livro de apocalipse. Afinal, tratando do passado, presente e futuro.

Terceiro, de acordo com Grant R. Osborne (p. 13, ) além do gênero apocalíptico, o livro de Apocalipse é composto também do gênero profético e epistolar. Ao passo que, enriquece ainda mais a mensagem bíblica.

Então, o gênero apocalíptico é caracterizado por uma linguagem contendo símbolos, imagens, visões e revelações. Contudo, seu surgimento ou escrita nasce dentro de um contexto histórico. Bem como, deve se compreendido dentro de suas características própria.

Neste sentido, faz sentido os demais gêneros. Conforme, se identifica cada gêneros. Por exemplo, o profético que é relativo a profeta e profecia. Então, podemos dizer que João revelou (profecia) algo de Deus. Logo, João é um profeta de Deus.

Além disso, apocalipse é também uma epistola, ou seja, uma carta com as características anteriores, ou seja, apocalíptica e profética. Certamente, destinadas às comunidades cristãs como bem lemos em Apocalipse 1:11 “[…] escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia”.

Primordialmente, com objetivos de orientar, animar e fortalecer a igreja em meio às perseguições e tribulações sofridas desde o primeiro século da nossa era cristã, até o retorno glorioso de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2. Breve Contexto Histórico

Para compreender o contexto histórico do livro de Apocalipse. Certamente, devemos voltar para o primeiro século de nossa era cristã. Bem como, a perseguição contra os cristãos se acirrava horrendamente e os horizontes eram dos mais temerosos.

Por exemplo, fazendo a leitura bíblica da Epístola de 1 Pedro:1-2 a um grupo de cristãos. Bem como, suas características descritas se encontravam “peregrinos e dispersos”. Portanto, eram odiados em especial pelo Imperadores Romanos. Além disso, pelos judeus e até mesmo pela própria família e amigos.

Entretanto, eram “escolhidos de Deus”. Consequentemente, eram amados por Deus, mas odiados pelo mundo.

Neste sentido, o mundo aqui é representado pelo Império Romano. Afinal, por quem se levantou as 10 maiores perseguições contra o cristianismo nos próximos três séculos. Aliás, começando pelo perverso Imperador Nero, que de acordo A. Knight e W. Anglin (Engli)

“Alguns foram vestidos com peles de animais ferozes, e perseguidos pelos cães até serem mortos, outros foram crucificados; outros envolvidos em panos alcatroados, e depois incendiados ao pôr do sol, para que pudessem servir de luzes (tochas humanas) para alumiar a cidade durante a noite. Nero cedia os seus próprios jardins para essas execuções […]” 

Além disso, nesta cruel perseguição foram ceifadas as vidas dos Apóstolos Pedro e de Paulo entre outros pelas mãos cruéis do Imperador Nero. Logo após a morte de Nero no ano 68 d. C. se levanta Domiciano. Tanto quanto, cruel a Nero. Certamente, intolerante e inimigo do cristianismo. Aliás, nesta segunda onda de perseguição, João é aprisionado por ordem do imperador na Ilha chamada Patmos como lemos em Apocalipse 1:9.

Primordialmente, de Patmos João Escreveu o livro que chamamos de Apocalipse. Seguramente, por volta do ano 90-96 d. C. Neste ínterim, a perseguição estava ocorrendo por todo império. Bem como, todos os apóstolos com a exceção de João estavam mortos.

Agora, imaginemos como se encontrava os cristãos do final do primeiro século? Afinal, os enviados por Jesus Cristo que não se encontravam mortos, estava preso. Logo, numa ilha infernal. Conforme, eram enviados os piores criminosos para lá. Certamente, com apenas uma passagem de ida.

Enfim, o que você faria caso todos os seus líderes estivessem mortos ou impossibilitados de se comunicar? Medo, pânico, desespero sejam o resultado desta situação! Bem como, se agravava devido a perseguição, sobretudo, dada pelas mortes cruéis que se estendiam por todo império.

Cabe ressaltarmos, que já havia igreja espalhagada por todo o mundo gentílico conhecido como lemos em Cl 1:5-6. Bem como, resultado da pregação do evangelho difundido nas viagens missionárias de Paulo e demais apóstolos, entre outros.

Portanto, a primeira vista parecia um ponto final! Todavia, Deus é especialista em fazer de um ponto final. Certamente, um ponto continuando. Então, basta lembrar as palavras de Jesus em Marcos 10:27 “Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis”. Amém!

Dessa forma, na “1 Exposição Bíblica em Apocalipse”. Certamente, Deus tem uma mensagem impactante para os seus servos. Bem como, do primeiro século e dos séculos vindouros. Com certeza, frente aos sofrimentos, devido as perseguições, catástrofes, guerras, pestilência entre outras. Conforme, podemos contemplar de acordo com a bíblia de estudo Arqueológica NVI:

1ª Deus está no controle.

“As visões de João penetram a barreira que separa o reino celestial do mundo terreno e revelam a realidade do céu, que triunfará sobre a ilusão terrena”.

2ª Jesus voltará

“A libertação final acontecerá na volta de Jesus. Será precedida por um período de catástrofe sem precedentes”.

3ª A salvação é ´para todos que a recebem

“A salvação não é exclusiva de um povo ou nação”

Em contrapartida, sem o livro de Apocalipse frente as perseguições sofridas ao longo da história. Bem como, de aparente derrota da fé e vitória do mal. Certamente, o cristão ficaria sem respostas. Em outras palavras, Deus existe? Se existe de fato está no controle? Jesus é Senhor? Então, porque tanto sofrimento em meio aqueles que o confessam com Senhor e Salvador?

Em seguida, com a mensagem bíblica no livro de apocalipse. Juntamente, com os demais escritos. Certamente, o vaco que outrora perturbava não perturba mais. Dessa forma, os irmãos do primeiro século. Bem como, os demais que se seguiriam compreenderão o plano de Deus em Cristo Jesus no poder do Espírito Santo.

Nestes aspectos, sem o livro de Apocalipse a cristandade estava no vaco diante dos acontecimentos mundiais. Bem como, em relação ao âmbito espiritual. Com certeza, não compreenderíamos os planos e propósitos do Senhor. Consequentemente, a descrença imperaria e o cristianismo não chegasse a existir em nossos dias.

Todavia, louvado seja o nome do Senhor. Indubitavelmente, pela sua graça. Neste ínterim, entre as dúvidas. Bem como, do local menos provável. Tranquilamente, Deus na Ilha de Patmos descortina às igrejas todo mistério oculto relacionado a consumação de todas as coisas.

 3. A REVELAÇÃO

Apocalipse 1:1

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João”.

Antes de mais nada, está revelação é de Jesus Cristo. Indubitavelmente, é uma mensagem especial aos seus servos sofridos e perseguidos por amor ao seu nome dada por Deus.  

Essa mensagem, tão especial tinha que chegar até João. Então, foi enviada a ele através de um anjo, ou seja, um mensageiro celestial.

João é a última testemunha da vida, ministério, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo. Certamente, vivo como lemos no v. 2 “que dar testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo”.

Logo, o livro de Apocalipse é uma mensagem apostólica e de cunho pastoral para desvendar os planos eterno de Deus aos seus servos no estilo apocalíptico.

Portanto, como mensagem apostólica é universal. Bem como, pastoral para instrução a todas as comunidades locais. Além disso, uma mensagem escatológica de fé para toda cristandade até a volta de Jesus. Bíblica, para toda eternidade.

Enfim, uma mensagem de edificação cristã sobre o fundamento que é Cristo a principal pedra de esquina como lemos em Efésio 2:20.

Em outras palavras, o livro de apocalipse tem esta tríplice função. Bem como, salvação, edificação e preparação para os eventos que se seguirão até a consumação dos séculos.

Além disso, é uma mensagem de fé, amor e esperança para aqueles que creem no nome santo e bendito de Jesus. Consequentemente, ao invés de sermos dominados por uma atmosfera de incerteza e dúvidas sobre o futuro. Afinal, somos cobertos de uma estravagante alegria pelo conhecimento dado por Deus. Certamente, pela certeza de conhecer os planos de Deus em Cristo Jesus no poder do Espírito Santo (Ap. 1:3).

Ainda, de acordo com Hernandes Dias Lopes

“O Apocalipse é revelação de Deus e não especulação humana, é a Palavra de Deus e o testemunho fiel (1:2). O Apocalipse descreve a vitória absoluta de Cristo sobre todos os Seus inimigos: a Meretriz, a besta, o falso profe­ta, o dragão, os incrédulos, a morte”.

De antemão, podemos contemplar a vitória de Cristo através da leitura das palavras desta profecia. Consequentemente, fortalece nossa fé. Bem como, nos faz regozijar no Senhor. Certamente, por Ele está no controle de todas as coisas.

Assim como, ter plena certeza da volta de Jesus Cristo. Logos, estaremos alertas e preparados para o receber na ocasião de sua segunda vinda. Afinal, a salvação é uma dádiva divina. Seguramente, a todos que a recebem pela fé na pessoa bendita de seu filho amado Jesus Cristo serão salvos.

4. Uma tríplice bem aventurança v. 3

Bem-aventurado aquele que lê, os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo(Ap 1:3)

Ao mesmo tempo, a bem aventurança descrita nesta revelação é tríplice. Primeiramente, aos que leem. Segundo, ao que ouvem e terceiro aos que guardam. Outrora, a incerteza era devido não se ter conhecimento dos fatos. Certamente, em volta da igreja e dos acontecimentos no mundo. Agora, se há incerteza é por falta destas três ações, quais sejam, ler, ouvir e guardar.

Neste sentido, não caia na cilada do inimigo. Bem como, não leio porque tenho medo! Em contrapartida, o livro de apocalipse. Certamente, não foi revelado para que os servos tenham medo. Todavia, para que estes se preparem para receber Jesus na sua segunda vinda.

Por fim, finalizo a 1 Exposição Bíblica em Apocalipse com uma breve pergunta: 

Você está preparado?

1-exposicao-biblica-em-apocalipse

AJUDE O SITE, DOANDO OU COMPRANDO ATRAVÉS DE PARCEIROS!


Descubra mais sobre Nilson Sergio Lima

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 EXPOSIÇÃO BÍBLICA EM APOCALIPSE 1:1-3